Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Terrorista de Estrasburgo não fazia parte de uma rede, segundo governo

Estado Islâmico havia reinvindicado autoria do atentado; alvo, mercado de Natal foi reaberto nesta sexta, 14

Por Da Redação
Atualizado em 14 dez 2018, 14h54 - Publicado em 14 dez 2018, 12h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O terrorista Chérif Chekatt, de 29 anos, não estava integrado a uma rede e não contou com apoio em sua fuga, segundo os primeiros relatórios da investigação francesa. Chekatt cometeu o atentado no mercado de Natal de Estrasburgo, na terça-feira 11, e foi abatido ontem à noite pela polícia da cidade em que nasceu.

    “Nada indica que ele esteja integrado a uma rede”, declarou nesta sexta-feira o ministro do Interior francês, Christophe Castaner, em entrevista à emissora Europe 1. Ele acrescentou que o criminoso não contou com “proteções particulares” ao deixar o local.

    O grupo extremista Estado Islâmico havia reivindicado a autoria do ataque, dizendo que o atirador era um de seus “soldados”. O ministro chamou a afirmação de “completamente oportunista”. Chekatt já tinha um longo histórico de crimes na França e na Alemanha, e se tornou um islâmico radical na cadeia.

    Denúncia anônima

    Castaner disse que os três policiais que trocaram tiros com Chérif no bairro de Neudorf, onde o terrorista morava sozinho, não o encontraram em uma ronda “por acaso”, como diziam relatos iniciais, mas já durante busca. Os pais do francês também moram na região.

    “Desde o primeiro momento, a investigação se voltou ao seu bairro de origem e tudo nos faz pensar que ele não saiu dali depois que cometeu o atentado”, disse Castaner, em alusão ao ataque que deixou três mortos e treze feridos, no centro de Estrasburgo.

    Continua após a publicidade

    Sem dar detalhes, o ministro afirmou que informações saídas de Neudorf levaram a polícia a efetuar uma operação na área, incluindo um helicóptero e patrulhas. Uma delas cruzou com Chekatt ontem às 21 horas, horário local (18 horas de Brasília).

    Em um primeiro momento, o terrorista disparou contra os policiais, que em seguida “o abateram para defender-se”.

    De acordo com fontes citadas pela imprensa, uma mulher percebeu ontem à tarde a presença de um homem que se parecia com o terrorista, que estava ferido no braço, e o denunciou às forças de segurança.

    Continua após a publicidade

    O promotor de Paris, Rémi Heitz, responsável por investigações do terrorismo na França, deve conceder uma entrevista coletiva para explicar, entre outras coisas, os procedimentos dessa operação.

    Nesta sexta-feira, 14, o mercado de Natal de Estrasburgo foi reaberto sob forte esquema de segurança. O ministro Castaner compareceu ao evento e conversou com feirantes.

    Prefeito da cidade, Roland Ries disse a uma rádio francesa que medidas de proteção serão reforçadas: “Nós temos um número restrito de entradas, e pessoas e bolsas serão revistadas. Reduzimos as entradas para ter um maior controle, com uma melhor distribuição das forças policiais.”

    Continua após a publicidade

    Estrasburgo se declara a “capital do Natal”, e seu mercado de fim de ano atrai 2 milhões de visitantes todo ano.

     

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.