Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Terroristas do Al-Shabaab lançam duplo ataque na Somália

Grupo extremista islâmico matou 11 pessoas com a explosão de um carro-bomba em Mogadishu e assassinou também o gerente do porto de Puntland

Por Da Redação
4 fev 2019, 16h59

O grupo extremista islâmico Al-Shabaab lançou um duplo ataque terrorista na Somália nesta segunda-feira, 4, que matou 12 pessoas. Os terroristas explodiram um carro-bomba na capital do país, Mogadishu, e assassinaram a tiros o gerente-sênior do Porto de Bossasso, Paul Anthony Formosa, na região semiautônoma de Puntland.

A explosão no distrito de Hamar Weyne, que concentra órgãos do governo municipal, matou 11 pessoas e feriu outras nove, segundo o capitão da Polícia, Mohamed Hussein. No atentado contra Formosa, três pessoas ficaram feridas, segundo a empresa administradora do porto, P&O Ports, sediada em Dubai.

Segundo o jornal The Guardian, a empresa fechou em 2017 um contrato de 336 milhões de dólares para prorrogar seus serviços de administração do porto. Houve reação negativa e protestos contra a presença da empresa estrangeira. Ao reconhecer sua autoria do crime, pela Radio Andalus, o Al-Shabaab acusou Formosa, cidadão de Malta, de viver ilegalmente na Somália.

O pescador Omar Yasin, de 43 anos, testemunhou o assassinato, às 6h desta segunda-feira, cometido por dois terroristas. “Um homem se aproximou dele (Formosa) e atirou cinco vezes. Eu vi Formosa sangrando gravemente e caindo no chão”, afirmou, segundo o Guardian. “Logo depois, houve troca de tiros com os seguranças. Um dos atacantes foi morto, mas o outro escapou.”

Filiado à Al-Qaeda, o Al-Shabaad foi responsável pela explosão de três carros bomba em novembro de 2018. O ataque, que se deu proximidades de um hotel reservado especialmente por visitantes e jornalistas estrangeiros, matou 52 pessoas e feriu mais de 100.

Continua após a publicidade

Segundo a rede de televisão CNN, o grupo terrorista tem as pretensões de criar um estado fundamentalista islâmico na Somália e de afastar potenciais investimentos estrangeiros no país. Desde 2006, tem concentrado seus ataques no país. Mas o mesmo grupo foi o autor de um atentado em Nairóbi, no Quênia, que matou pelo menos 21 pessoas em complexo hoteleiro e de negócios neste mês.

O Comando da África do Exército dos Estados Unidos tem combatido o Al-Shabaab, em especial os seus líderes, que buscam recursos para financiar suas atividades na cobrança de taxas e na extorsão. Os Estados Unidos lideraram 47 ataques contra o grupo no ano passado, que provocaram a morte de mais de 300 militantes, segundo o Guardian.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.