Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Texas manda 100 imigrantes para a residência da vice-presidente dos EUA

A medida do governador republicano, Greg Abbott, é uma crítica à suposta 'abertura' do governo Biden a imigrantes

Por Da Redação
15 set 2022, 17h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Greg Abbott, o governador do Texas, nos Estados Unidos, afirmou que o estado mandou dois ônibus de imigrantes à residência da vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, em Washington, nesta quinta-feira, 15.

    No entanto, voluntários disseram que foram surpreendidos e não estavam preparados para recebê-los no local. 

    A atitude repentina deixou mais de cem imigrantes esperando em pé, nas calçadas e gramado do lado de fora do Observatório Naval da cidade. Alguns deles carregavam seus pertences pessoais em sacos de lixo, e voluntários se esforçaram para ajudá-los. 

    Desde que o governador republicano começou a enviar ônibus de imigrantes para Washington, eles paravam na Union Station. No entanto, desta vez, desembarcaram a 6 quilômetros de distância do local. 

    + Brasileiro morre sob custódia da imigração americana

    Continua após a publicidade

    Não ficou claro se Harris estava na residência vice-presidencial quando os imigrantes foram deixados. Ela tinha um evento matinal marcado na Casa Branca, a cerca de 4 quilômetros do local.

    Os passageiros incluíam famílias e homens jovens da América Latina. Cerca de 70% a 80% dos imigrantes são da Venezuela, de acordo com voluntários. Segundo o escritório de Abbott, suas nações de origem também incluem Colômbia, Cuba, Guiana, Nicarágua e Panamá

    + Aprovação de Joe Biden sobe às vésperas de eleições legislativas

    Continua após a publicidade

    Em protesto à administração do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o governador texano tem deslocado imigrantes, em ônibus e aviões, para o norte do país. Abbott, que concorre ao terceiro mandato como governador nas eleições de novembro, já enviou mais de 7.400 imigrantes a Washington desde abril.

    O governador do Arizona, Doug Ducey, também republicano, imita o colega e já transportou mais de 1.600 imigrantes de ônibus para Washington. 

    Os líderes conservadores dizem que, por uma postura “mais aberta”, Biden é o culpado pela nova onda de imigrantes que atravessa a fronteira dos Estados Unidos com o México, criando uma situação de crise que ameaça a segurança nacional.

    Continua após a publicidade

    As fortes críticas ao modo como o governo Biden lida com a onda imigratória cresceram sobretudo após o deputado democrata Henry Cuellar divulgar uma série de fotos de um centro de detenção lotado que abrigava crianças imigrantes

    “A vice-presidente Harris afirma que nossa fronteira é ‘segura’ e nega a crise”, disse Abbott no Twitter. “Estamos enviando imigrantes para o quintal dela para pedir ao governo Biden que faça seu trabalho e proteja a fronteira”.

    Os imigrantes acabaram sendo transferidos para uma igreja local enquanto esperavam para descobrir para onde iriam em seguida. Alguns tentarão ir para outros lugares nos Estados Unidos, como Nova York e Chicago, segundo voluntários. 

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.