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Tragédia no Elevador da Glória foi provocada por ‘desconexão’ de cabo entre as cabines

Bondinho passou por inspeção na manhã antes do acidente, mas sem que falhas fossem detectadas

Por Ludmilla de Lima Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 6 set 2025, 18h17

A tragédia no Elevador da Glória, tradicional ponto turístico de Lisboa, foi provocada pela “desconexão do cabo entre as duas cabines”, de acordo com o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários (GPIAAF), em nota divulgada neste sábado, 06. Relatório sobre o acidente, que matou 16 pessoas na última quarta-feira, aponta que o sistema havia passado, naquela manhã, por uma “inspeção visual programada”. No entanto, não foi detectada “nenhuma anomalia no cabo” na ocasião. A informação tem gerado uma onda de críticas na capital portuguesa.

O drama dos passageiros durou 50 segundos, de acordo com o jornal Público. O guarda-freios – pessoa que conduz o bondinho – acionou o freio pneumático e o freio manual, mas não conseguiu parar o elevador, que desceu desgovernado pela calçada. O órgão que cuida das investigações, ligado ao Ministério das Infraestruturas, diz que “os freios não têm a capacidade suficiente para imobilizar as cabines em movimento” sem que elas estejam “mutuamente equilibradas através do cabo de ligação”.

O Elevado da Glória, um dos veículos históricos da capital portuguesa, data do fim do século XIX. Depois da tragédia de quarta, o presidente da Câmara Municipal de Liboa, Carlos Moedas, mandou suspender a circulação de todos os funiculares do tipo. Na lista de mortos, há cinco portugueses; três britânicos; dois sul-coreanos; dois canadenses; um suíço; um ucraniano; um americano e um francês. Outras 23 pessoas ficaram feridas, e algumas  continuam internadas em estado grave. Dois brasileiros sofreram ferimentos leves, e uma brasileira precisou ser internada. 

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