Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Trump acusa presença de jihadistas na caravana de migrantes

Centro-americanos retomam marcha amanhã de Huixtla, no México; governo mexicano dá assistência e evita confronto

Por Da Redação
Atualizado em 23 out 2018, 21h54 - Publicado em 23 out 2018, 18h30

A Casa Branca adotou um argumento oportuno — a presença de jihadistas — para reagir contra os cerca de 7.000 integrantes de uma caravana de centro-americanos que pretendem ingressar, como imigrantes e refugiados, nos Estados Unidos. Sem apresentar provas, o presidente americano, Donald Trump, e o vice, Mike Pence, acusaram a caravana de abrigar potenciais terroristas, segundo a rede de televisão CNN.

“Peguem sua câmera, vão para o meio da caravana e procurem. Vocês vão achar MS-13. Vocês vão achar o Oriente Médio“, disse Trump à imprensa, referindo-se à violenta gangue Mara Salvatrucha (MS-13), originada em Los Angeles. “Vocês vão encontrar de tudo. E adivinhem: não não vamos permitir que entrem no nosso país.”

“É inconcebível que não haja pessoas do Oriente Médio em uma multidão de mais de 7.000 pessoas avançando para a nossa fronteira”, afirmou Pence. “Nós vamos fazer o que estiver em nosso poder para impedir esta caravana de vir para o Norte e violar nossa fronteira.”

O discurso combinado de Trump e de Pence prepara o caminho para uma agressiva recepção aos emigrantes de Honduras e Guatemala, que avançam pelo território do México em direção à fronteira sul dos Estados Unidos. Embora ameaçado por Washington, o governo mexicano não tem impedido a assistência aos emigrantes e coletou 1.699 pedidos de refúgio no país e outros 495 de retorno a Honduras.

Continua após a publicidade

Segundo o jornal El Universal, a Prefeitura da Cidade do México pretende enviar brigadas com 150 especialistas nas áreas médica e psicológica, educacional e de assistência social  para atendimento aos emigrantes. Um grupo de mulheres da região montanhosa de Veracruz autodenominado As Patroas prepara um refeitório para os emigrantes, sacolas de alimentos e artigos de higiene pessoal para adultos e crianças. Entidades locais têm colocado abrigos e alimentos à disposição dos centro-americanos.

O governo federal do México, até o momento, não tomou nenhuma medida de força contra os emigrantes, com exceção da tentativa de barrá-los na sua fronteira com a Guatemala. “As secretarias de Governo e de relações exteriores mantêm ativa fase de auxílio e de atenção humanitária em apoio aos migrantes centro-americanos que ingressaram no território nacional no último final de semana”, afirmou o governo mexicano, por meio de comunicado.

Parte dos emigrantes continua aglomerada e, nesta terça-feira, descansa em Huixtla, no estado de Chiapas, depois da morte de um hondurenho que caíra de um caminhão. A jornada será retomada amanhã, em direção à cidade de Mapastepec. Outros se dispersaram pelo México, procurando vias próprias de alcançar a fronteira com os Estados Unidos.

Continua após a publicidade

De Huixtla até a cidade americana mais próxima, Brownsville, no Texas, a distância a ser percorrida é de 1.714 quilômetros. Iniciada em San Pedro Sula, em Honduras, a caravana foi convocada pelas redes sociais e reuniu cerca de 4.000 pessoas. Mais migrantes se juntaram ao movimento na Guatemala.

Os migrantes fogem das raras oportunidades econômicas oferecidas por seus países e das violentas gangues (maras) que dominam a América Central.

 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.