Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Trump ameaça taxar importação de carros da Europa

Taxação seria resposta a possível retaliação da União Europeia por decisão dos Estados Unidos de criar impostos sobre alumínio e aço

Por Reuters 3 mar 2018, 18h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Donald Trump
    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realiza uma reunião sobre comércio com membros do Congresso na Casa Branca em Washington - 13/02/2018 (Kevin Lamarque/Reuters)

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manteve neste sábado a pressão sobre os parceiros comerciais ao ameaçar as montadoras europeias com uma tarifa sobre importações se a União Europeia retaliar contra seu plano de adotar tarifas sobre alumínio e aço.

    O tuíte de Trump mostrou que ele se recusa a ceder aos interesses de empresas dos EUA e de parceiros comerciais estrangeiros alarmados com a perspectiva de uma guerra comercial que afetou o mercado financeiro esta semana.

    “Se a UE quiser aumentar mais suas já fortes tarifas e barreiras às empresas americanas que fazem negócios lá, vamos simplesmente aplicar um imposto sobre seus carros que entram livremente nos EUA”, escreveu o presidente no Twitter. “Eles impossibilitam que nossos carros (e mais) sejam vendidos lá. Grande desequilíbrio comercial!”

    Na quinta-feira, Trump disse que os EUA vão aplicar tarifas de 25% sobre o aço importado e de 10% sobre o alumínio para proteger os produtores domésticos.

    Continua após a publicidade

    Após o anúncio, a comissária de Comércio da União Europeia, Cecilia Malmstrom, afirmou que qualquer ação que atinja a Europa seria “profundamente injusta”. “Estamos discutindo diferentes medidas. Tudo, desde levar o caso à OMC (Organização Mundial do Comércio), sozinho ou com outros parceiros também afetados, além de medidas de proteção e possível retaliação”, disse.

    “Nós não nos sentaremos de forma ociosa enquanto nossa indústria é atingida com medidas injustas que colocam em risco milhares de empregos europeus”, disse o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, em comunicado.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.