Trump chama boicote à Tesla de “ilegal” e diz que vai comprar carro para apoiar Elon Musk
Analistas apontam que aproximação de Musk com a extrema direita contribuiu para a queda das ações da Tesla, que só em 2025 registra desvalorização de 45%

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira, 11, sua intenção de comprar um automóvel da Tesla para apoiar Elon Musk.
A declaração ocorreu em um momento em que Musk enfrenta crescente pressão devido à sua incursão na política global, especialmente como chefe do Departamento de Eficiência Governamental de Trump.
“Vou comprar um Tesla novinho amanhã de manhã, como demonstração de confiança e apoio a Elon Musk, um grande americano”, escreveu Trump em uma postagem no Truth Social.
Trump criticou o que chamou de boicote de “lunáticos radicais de esquerda” à Tesla, que ele descreveu como uma das melhores montadoras do mundo. Segundo ele, a ação é uma tentativa de atacar Musk e tudo o que ele representa.
O apoio de Musk a Trump durante a eleição presidencial do ano passado, além de sua liderança na iniciativa de eficiência governamental, geraram reações negativas.
Analistas apontaram essa mudança de reputação como um dos fatores que contribuíram para a queda das ações da Tesla, que registraram sua pior performance desde 2020, caindo 45% este ano.
Musk reconheceu o impacto de sua exposição política em uma entrevista na segunda-feira, afirmando que estava administrando seus negócios “com grande dificuldade” devido ao seu papel de destaque na administração Trump.
Ele comentou à Fox Business que, como chefe do DOGE, “você acaba sacrificando outras coisas”.
Relatos de vandalismo em veículos e concessionárias da Tesla, bem como protestos, indicam que a crescente oposição a Elon Musk estava alcançando um ponto de ebulição.
A queda nas vendas na Europa também gerou preocupações de que a imagem global de Musk como figura política estava prejudicando a marca Tesla.
“Quando os carros das pessoas correm o risco de serem danificados ou incendiados, até mesmo aqueles que apoiam Musk ou são indiferentes a ele podem reconsiderar a compra de um Tesla”, afirmou o analista da Baird, Ben Kallo, durante uma participação no programa Squawk on the Street, da CNBC, na segunda-feira.
Trump, em sua postagem, elogiou Musk, dizendo que ele estava fazendo um “trabalho fantástico” e “arriscando tudo” para ajudar os Estados Unidos.
Seus comentários seguiram uma reportagem do New York Times da semana passada, que revelou críticas de membros do Gabinete às iniciativas de eficiência governamental lideradas por Musk.