Trump confirma que conversou com Maduro por telefone
Relação entre EUA e Venezuela vem se complicando nos últimos dias, e contato foi o primeiro direto entre os dois líderes
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou neste domingo, 30, que conversou com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro
”Não quero comentar sobre isso. A resposta é sim”, disse Trump ao ser questionado sobre a conversa. Apesar da declaração, o americano não deu quaisquer outros detalhes sobre o contato, como os tópicos que eles discutiram e suas prioridades a partir de agora.
O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela havia emitido uma nota de repúdio na tarde do sábado, 29, após Trump afirmar que o espaço aéreo do país latino-americano deveria ser considerado “totalmente fechado”.
“A Venezuela denuncia e condena a ameaça colonialista que pretende afetar a soberania de seu espaço aéreo”, diz o comunicado publicado pelo ministro Yván Gil Pinto no Telegram, que considerou a fala do norte-americano é um ato “hostil, unilateral e arbitrário, incompatível com os princípios mais básicos da lei internacional”. A nota diz ainda que, com essa declaração, ficam suspensos os voos de repatriação de migrantes venezuelanos, que vinham acontecendo semanalmente. De acordo com o governo venezuelano, quase 14 mil cidadãos já haviam retornado para o país.
Mais cedo, Trump publicou uma mensagem em sua rede social, a Truth Social, em que orienta “companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e de pessoas” a evitarem voar sobre e ao redor da Venezuela, sem mais detalhes. A fala acendeu o alerta para possíveis operações militares norte-americanas no país.
Este é mais um capítulo da escalada da tensão entre os governos de Caracas e Washington –nos últimos meses, as forças norte-americanas atacaram 20 embarcações no mar do Caribe e no Pacífico que supostamente fariam parte de um esquema de tráfico de drogas, deixando mais de 80 mortos.
PIB varia 0,1% no terceiro trimestre, com resultado abaixo das expectativas
Brasileirão: as chances de rebaixamento de Internacional, Vitória, Fortaleza, Ceará e Santos
Marina Silva será homenageada com maior honraria da Alesp
Argentina decide pela extradição de brasileiros condenados por atos golpistas
As primeiras provas de fogo das herdeiras de Silvio Santos no SBT







