Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Trump critica México por ‘não fazer nada’ para deter caravana de migrantes

Mais de 2.000 hondurenhos se juntaram à caravana rumo ao México, sem atenderem ao pedido das autoridades migratórias de esperar na fronteira com a Guatemala

Por EFE
Atualizado em 30 jul 2020, 19h57 - Publicado em 19 jan 2019, 14h21

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou neste sábado 19 o México por “não fazer nada” para deter a caravana de migrantes hondurenhos, que ontem começaram a entrar no território mexicano como parte de sua travessia rumo aos EUA.

“O México não está fazendo nada para deter a caravana que agora está completamente formada e se dirige aos Estados Unidos. Nós paramos as últimas duas. Muitos (migrantes) ainda estão no México, mas não podem atravessar o nosso muro, são necessários muitos agentes de fronteira se não tem nenhum muro. Não é fácil”, afirmou Trump pelo Twitter.

Mais de dois mil migrantes hondurenhos se juntaram ontem à caravana rumo ao México, sem atenderem ao pedido das autoridades migratórias de esperar na fronteira com a Guatemala para que recebam um cartão por razões humanitárias, trâmite que está sendo cumprido por outras mil pessoas.

A caravana migrante, que saiu nesta semana da cidade de San Pedro Sula, em Honduras, passou na sexta-feira pela ponte que liga Tecún Uman, na Guatemala, com Ciudad Hidalgo, no estado mexicano de Chiapas.

A entrada desse novo grupo ao México aconteceu depois que os migrantes pressionaram as autoridades de fronteira, que acabaram autorizando a passagem sem incidentes de violência.

Trump deve fazer hoje um “grande anúncio” – conforme antecipou na sexta-feira – sobre a fronteira com o México, onde quer construir um muro, e a paralisação parcial do governo federal, que está prestes a completar um mês.

Desde 22 de dezembro, 25% das operações do governo federal dos EUA estão paralisadas devido à exigência de Trump de incluir recursos para a construção do muro no orçamento federal, uma proposta que se chocou frontalmente com a nova maioria democrata na Câmara dos Representantes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.