Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Trump declara ter troféu ‘oficial’ da Copa do Mundo de Clubes; Chelsea teria recebido réplica

Inspirada nas sondas Voyager, peça está na Casa Branca desde cerimônia ocorrida em março

Por Flávio Monteiro
Atualizado em 16 jul 2025, 11h34 - Publicado em 16 jul 2025, 11h33

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o troféu “oficial” da Copa do Mundo de Clubes da Fifa está na Casa Branca. Em entrevista à plataforma DAZN no domingo, 13, Trump disse que o Chelsea, time campeão do torneio, levou para Londres uma réplica.

Com acabamento em ouro 24 quilates e inspirada nas sondas Voyager, a peça foi apresentada a Trump pela primeira vez em março, durante evento na Casa Branca. Desde então, a peça não deixou o gabinete oficial devido a um “acordo informal” entre o presidente americano e Gianni Infantino, presidente da Fifa.

Segundo Trump, após a cerimônia, os representantes da Fifa questionaram se ele “poderia guardar esse troféu por um tempo”. O mandatário questionou até quando a peça ficaria sob a tutela da Casa Branca, e ouviu de Infantino que ele poderia “ficar para sempre” com a taça no Salão Oval.

O episódio reflete a aproximação entre Donald Trump e Gianni Infantino, as vésperas da Copa do Mundo de 2026, que terá os Estados Unidos como sede, junto de Canadá e México. Recentemente, a entidade máxima do futebol chegou a abrir um escritório na Trump Tower, icônico prédio do mandatário americano em Manhattan.

Desconforto na comemoração

A final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa aconteceu no MetLife Stadium, em Nova Jersey, no último domingo. O evento encerrou a primeira edição do novo torneio de clubes da entidade, e teve o clube inglês Chelsea como vencedor, após triunfo de 3 x 0 sobre o Paris Saint-Germain, da França.

Durante a cerimônia de premiação do título, a presença de Trump no palco chamou a atenção de jogadores do Chelsea, que esboçaram desconforto. “Disseram-me que ele iria entregar o troféu e depois sair do palco”, declarou o lateral e capitão do Chelsea, Reece James. “Eu pensei que ele sairia do palco, mas ele quis ficar”, disse. Craque da competição, o atacante Cole Palmer afirmou ter ficado “confuso” com a insistência do presidente em permanecer no local, contrariando o protocolo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.