Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Trump defende veto a imigrantes e diz que Europa virou ‘bagunça’

Presidente postou em seu Twitter uma resposta às lideranças europeias que criticaram o seu decreto de barrar imigrantes de 7 países muçulmanos

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h18 - Publicado em 29 jan 2017, 13h18

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, escreveu em seu perfil no Twitter que os EUA precisam de “fronteiras fortes” e de um “controle extremo” e que a Europa vive uma “bagunça horrorosa”. A mensagem é uma resposta às críticas de líderes da União Europeia sobre a sua decisão de proibir o ingresso de refugiados e imigrantes de sete países de maioria muçulmana. Na noite deste sábado, a Justiça dos Estados Unidos suspendeu o decreto assinado por Trump que vetava a entrada de imigrantes do Irã, Iraque, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen.

“Nosso país precisa de fronteiras fortes e de um controle extremo, agora. Olhe o que está acontecendo em toda a Europa e no mundo: uma bagunça horrorosa”, escreveu o presidente. Minutos depois, ele publicou uma nova mensagem, dizendo que cristãos foram executados “em grande número” no Oriente Médio.

Neste domingo, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, afirmou “não estar de acordo” com o decreto de Trump. “A política de imigração nos Estados Unidos é uma questão do governo dos Estados Unidos, igual a política de imigração para este país deve ser estabelecida por nosso governo. Mas não estamos de acordo com este tipo de enfoque e não é o que nós vamos adotar”, disse o porta-voz da primeira-ministra.

A chanceler alemã Angela Merkel também se pronunciou hoje, dizendo que a política é injustificada. “A chanceler lamenta a proibição de entrada pelo governo dos EUA contra refugiados e cidadãos de certos países. Ela está convencida de que a batalha necessária e decisiva contra o terrorismo não justifica uma suspeita geral contra pessoas de certa origem ou uma certa religião”, afirmou o porta-voz de Merkel em comunicado.

Continua após a publicidade

No sábado, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, postou em seu Twitter que os refugiados são bem-vindos. “Àqueles que estão fugindo da perseguição, do terror e da guerra, o Canadá irá recebê-los, independentemente de sua fé. A diversidade é a nossa força”, escreveu. Também no sábado, o presidente francês François Hollande pediu a Trump que “respeite o princípio da recepção de refugiados”.

Segundo Trump, a medida visa proteger o país de “terroristas islâmicos radicais”. Calcula-se que entre 100 e 200 imigrantes ficaram presos nos aeroportos americanos esperando por uma definição neste sábado. Ontem, centenas de pessoas protestaram contra o decreto de Trump no aeroporto internacional JFK, em Nova York.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.