Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Trump demite responsável por fundo de US$ 2,3 trilhões contra coronavírus

Inspetor comandava comissão encarregada de fiscalizar a atuação do governo em relação ao pacote de resgate econômico destinado à população

Por Da Redação
Atualizado em 8 abr 2020, 13h18 - Publicado em 8 abr 2020, 11h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: última manobra para tomar o controle da supervisão de seu governo sobre a condução da crise - 06/04/2020 (Kevin Lamarque/Reuters)

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, removeu do cargo o inspetor-geral encarregado de supervisionar a resposta do governo ao coronavírus, incluindo a implementação do pacote de resgate econômico de 2,3 trilhões de dólares, afirmou a porta-voz para o gabinete do inspetor-geral nesta terça-feira 7.

    Foi a última manobra de Trump para tomar o controle da supervisão de seu governo sobre a condução da crise provocada pela pandemia. O presidente atacou o inspetor-geral e outros reguladores encarregados de protegerem agências federais das áreas de desperdício, fraudes e abusos.

    Glenn Fine, inspetor-geral em exercício para o Pentágono, foi nomeado na semana passada para presidir um comitê que atuaria como uma espécie de macroregulador da resposta do governo à crise, incluindo políticas de saúde e o histórico plano de estímulo econômico.

    Mas, desde então, Trump designou o inspetor-geral da Agência de Proteção Ambiental para a posição de novo inspetor-geral em exercício do Pentágono, segundo informou uma porta-voz. Fine, que havia indicado outros 11 inspetores ao comitê na semana passada, não está mais no comitê de regulação.

    O papel da comissão é fiscalizar a atuação do governo em relação ao estímulo financeiro, investigando suspeitas de fraude, desperdício ou abuso. O fundo, o maior da história americana, dá auxílio financeiro para indivíduos, famílias e pequenas empresas prejudicadas pela pandemia.

    A demissão foi reportada primeiramente pelo site Politico. O líder democrata do Senado, Chuck Schumer, disse que a remoção de Fine “apenas fortalece a determinação dos democratas de cobrar o governo e aplicar as múltiplas disposições estritas de supervisão” da lei em questão.

    Fine, que não é filiado a nenhum partido, é um ex-inspetor geral do Departamento de Justiça que ganhou reputação ao investigar o uso pelo FBI de vigilância e de outros poderes de aplicação da lei nos anos seguintes aos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Uma porta-voz do Departamento de Defesa não explicou por que ele foi removido da função, mas disse que ele retornará ao seu posto fixo no Senado como vice-inspetor do Pentágono.

    (Com Reuters)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.