Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Trump é formalmente acusado em inquérito sobre documentos secretos

Ex-presidente é investigado por levar arquivos confidenciais da Casa Branca para sua residência pessoal após ele deixar o cargo

Por Da Redação
8 jun 2023, 21h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • (FILES) Former US President Donald Trump speaks at the Conservative Political Action Conference 2022 (CPAC) in Orlando, Florida, on February 26, 2022. Former US president Donald Trump said June 8, 2023 he has been indicted in the federal probe over his handling of classified documents after leaving office. (Photo by CHANDAN KHANNA / AFP)
    O ex-presidente americano Donald Trump. 26/02/2022 - (Chandan Khanna/AFP)

    O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira, 8, que vai apresentar acusações criminais federais contra o ex-presidente americano Donald Trump. A medida ocorre após uma longa investigação sobre um desvio de documentos confidenciais, que o republicano levou da Casa Branca para sua residência oficial ao deixar o cargo e, em seguida, obstruiu os esforços do governo para recuperá-los.

    Apresentada no Tribunal Distrital Federal de Miami, esta é a primeira acusação federal contra um ex-presidente na história do país. Isso coloca os Estados Unidos em uma posição extraordinária, dado o status de Trump não apenas como ex-chefe do Executivo, mas também como o candidato favorito do Partido Republicano para a eleição presidencial de 2024.

    Não ficou claro quais acusações específicas Trump enfrenta. Segundo o jornal americano The New York Times, é possível que haja sete acusações.

    Também segundo o Times, espera-se que Trump se entregue às autoridades em Miami na próxima terça-feira, 13.

    Continua após a publicidade

    A acusação, emitida pelo escritório do procurador especial Jack Smith, ocorreu cerca de dois meses depois que promotores de Nova York apresentaram mais de 30 acusações criminais contra Trump em um caso relacionado a supostos pagamentos clandestinos feitos a uma atriz pornô antes da eleição presidencial de 2016.

    Smith também investiga os esforços de Trump para reverter sua derrota para o atual presidente, Joe Biden, nas eleições de 2020, bem como seu papel no ataque ao Capitólio americano por uma multidão trumpista, em 6 de janeiro de 2021.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.