Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Donald Trump é indicado ao prêmio Nobel da Paz por deputado

Indicação foi feita por parlamentar norueguês; Fundação do Nobel recebe milhares de sugestões de candidatos aos seus prêmios por ano

Por Da Redação
Atualizado em 9 set 2020, 11h32 - Publicado em 9 set 2020, 11h18

O nome do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi sugerido para entrar na lista de candidatos ao prêmio Nobel da Paz de 2021 pelo deputado norueguês, Christian Tybring-Gjedde, que também é membro da comitiva do país na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), segundo a emissora americana Fox News.

Tybring-Gjedde citou o acordo de normalização das relações entre Israel e Emirados Árabes Unidos como mérito suficiente para a nomeação. “Eu acho que ele fez muito mais criando a paz entre duas nações do que outros nomeados ao Prêmio da Paz”, disse. Tel Aviv e Abu Dhabi nunca estiveram em guerra aberta.

ASSINE VEJA

Os riscos do auxílio emergencial
Os riscos do auxílio emergencial Na edição da semana: a importância das reformas para a saúde da economia. E mais: os segredos da advogada que conviveu com Queiroz ()
Clique e Assine

Na carta de indicação ao comitê, Tybring-Gjedde afirmou que o acordo entre o dois países pode abrir as portas para que outras nações do Oriente Médio sigam o exemplo dos Emirados Árabes e normalizem as relações com Israel. “Esse acordo pode ser uma virada no jogo que vai levar a cooperação e prosperidade ao Oriente Médio”, afirmou, segundo a Fox News.

A indicação do parlamentar norueguês é uma entre as centenas que são recebidas pela Fundação Nobel ao longo do ano. “Todo ano, milhares de acadêmicos, professores universitários, cientistas, laureados anteriores com o Nobel, membros do parlamento e outros, são chamados a indicar candidatos ao prêmios Nobel para o próximo ano”, diz a Fundação em seu próprio site.

Continua após a publicidade

A Fundação Nobel aceita todas as candidaturas válidas, mas ter o nome indicado não é necessariamente um sinal de aprovação, pois para os organizadores do prêmio, somente a lista final – com apenas cinco nomes – é válida. Os nomes dos candidatos, porém, não são divulgados publicamente.

Esta não é a primeira vez que Trump é indicado. O americano foi nomeado em 2018 também por Tybring-Gjedde. Em 2016, ele foi indicado por um patrono misterioso, quando ainda concorria à Presidência americana.

Na entrevista à Fox News, Tybring-Gjedde disse não ser um apoiador de Trump. No entanto, assim como o presidente americano, o parlamentar norueguês é ferozmente contra a imigração e uma vez comparou o hijab a roupas usadas pelos nazistas e pela Ku Klux Klan. 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.