Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Trump: eu ficaria “honrado” em conhecer Kim Jong-un

Segundo o presidente dos Estados Unidos, o encontro poderia acontecer “sob as circunstâncias certas”

Por Da redação
Atualizado em 1 Maio 2017, 16h29 - Publicado em 1 Maio 2017, 16h18

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou nesta segunda-feira que “ficaria honrado” em conhecer o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, “sob as circunstâncias corretas”. A declaração do líder americano acontece em meio a uma escalada de tensão entre os dois países nos últimos meses.

“A maioria dos políticos nunca diria isso”, afirmou Trump sobre sua disposição em realizar o encontro inesperado. “Mas eu digo que, sob as circunstâncias certas, eu me encontraria com ele”, completou em entrevista à agência de notícias americana Bloomberg.

Os Estados Unidos não têm quaisquer relações diplomáticas com a Coreia do Norte. Na semana passada, o secretário de Estado americano Rex Tillerson afirmou que seu país pretende negociar com o regime de Kim Jong-un caso o país tome medidas significativas e verdadeiras para acabar com seus programas de armas nucleares e testes com mísseis balísticos.

Questionado sobre os comentários de Trump, o secretário de imprensa da Casa Branca, Sean Spicer, disse a repórteres que “claramente não existem condições certas agora” para um encontro e que a Coreia do Norte precisa parar com suas provocações antes que qualquer tipo de relação seja estabelecida.

A Coreia do Norte tornou-se a ameaça de segurança nacional mais urgente dos EUA e foi uma das mais importantes questões de política externa enfrentada por Trump em seus primeiros 100 dias na presidência. O regime de Kim continua desenvolvendo seu programa nuclear e intercontinental de mísseis balísticos, desafiando as instituições internacionais e as sanções.

Continua após a publicidade

Analistas militares acreditam que a Coreia do Norte possa estar desenvolvendo um míssil balístico nuclear de ponta que poderia chegar ao continente americano em 2020, ainda durante o mandato de Trump.

Entrevista interrompida

Durante outra entrevista concedida por Donald Trump nesta segunda, o presidente interrompeu o jornalista da emissora americana CBS e pediu que ele saísse da sala após se irritar com as perguntas repetidas feitas pelo repórter. John Dickerson questionou duramente o republicano sobre suas acusações infundadas sobre o uso de escutas telefônicas em seu escritório pelo governo de Barack Obama.

Trump, visivelmente incomodado, não quis entrar em detalhes sobre que tipo de provas tem contra o ex-presidente para sustentar sua acusação de espionagem ilegal durante a campanha eleitoral de 2016. “Acredito que nossa versão ficou provada com força e todo o mundo fala dela”, afirmou o presidente na entrevista concedida na Casa Branca.

O jornalista da CBS News pediu então a Trump que se explicasse: “O que quer dizer? Eu digo porque o senhor não quer ser notícia falsa (…). Quero saber sua opinião (sobre a suposta espionagem); o senhor é o presidente dos EUA”. “É o suficiente”, concluiu Trump, que imediatamente se sentou em sua mesa do Salão Oval para revisar alguns papéis, deixando o entrevistador falando sozinho.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.