Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Trump impõe US$50 bi em tarifas sobre produtos chineses

China adverte que cancelará os acordos alcançados para evitar uma guerra comercial; Washington está em conflito também com União Europeia, Canadá e México

Por Da Redação
15 jun 2018, 11h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Donald Trump e Xi Jinping
    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, chegam para um jantar estadual no Grande Salão do Povo em Pequim, na China - 09/11/2017 (Jonathan Ernst/Reuters)

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou a imposição de tarifas de importacão no valor total de 50 bilhões de dólares a produtos da China, informou a imprensa americana nesta sexta-feira (15). A revelação quebra as expectativas de resolução dos conflitos comerciais entre Pequim e Washington.

    As duas potências do comércio internacional tinham chegado a um consenso para evitar uma guerra comercial. Em resposta ao anúncio, a China advertiu que, se for confirmada a imposição das tarifas, ficarão cancelados os acordos alcançados após dois meses de negociações. Os maiores aliados dos Estados Unidos – União Europeia, Canadá e México – igualmente preparam reações a medidas unilaterais tomadas por Washington.

    “A China já publicou um comunicado após a recente visita do secretário de Comércio, Wilbur Ross, no qual deixou claro que,se os Estados Unidos lançarem medidas comerciais como a imposição de tarifas, os acordos não entrarão em vigor”, lembrou hoje o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Geng Shuang, em entrevista à imprensa.

    “A nossa posição continua sendo a mesma, se os Estados Unidos tomarem medidas unilaterais e protecionistas que prejudiquem os interesses chineses, responderemos imediatamente tomando as decisões que forem necessárias para salvaguardar nossos legítimos direitos e interesses”, acrescentou o porta-voz.

    Continua após a publicidade

    As tensões comerciais foram debatidas nesta quinta-feira pelo secretário de Estado americano, Mike Pompeo, nas suas conversas em Pequim com o presidente da China, Xi Jinping, e o chanceler, Wang Yi.

    Geng ressaltou hoje que a questão “deve ser resolvida através de consultas de forma construtiva, reduzindo as diferenças e expandindo o terreno comum para beneficiar as duas partes”.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.