Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Trump inaugura ‘Alcatraz dos jacarés’, prisão para imigrantes cercada de animais selvagens

Novo centro de detenção na Flórida já é alvo na justiça de grupos de direitos humanos e ambientalistas

Por Amanda Péchy Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 1 jul 2025, 08h26

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comparecerá à inauguração nesta terça-feira, 1º de julho, de um novo centro de detenção para imigrantes nos Everglades, na Flórida, que foi apelidado de “Alcatraz dos jacarés”. Um projeto liderado por líderes republicanos do estado, a prisão ficará em um pântano quente, cercado por animais selvagens, e tem enfrentado forte resistência de democratas, povos indígenas, ambientalistas e grupos de direitos humanos.

O novo centro foi idealizado pelo procurador-geral da Flórida, James Uthmeier, e entrou para os holofotes após uma entrevista na emissora Fox News com o governador do estado, Ron DeSantis, aliado do presidente, na última sexta-feira. Ele descreveu a iniciativa como um esforço para alinhar as políticas estaduais à agenda linha dura da Casa Branca contra imigrantes. A decisão de Trump de comparecer pessoalmente, ao lado da secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, ao evento de inauguração, indica que o governo federal deve direcionar fundos ao projeto – e amplia a influência política de DeSantis.

“Quando o presidente vier amanhã, ele poderá ver a instalação, que deve estar pronta para operar já na terça-feira”, disse DeSantis em entrevista coletiva na segunda-feira 30. O governador acrescentou que conversou com Trump no fim de semana e que ele está “muito animado”.

Na semana passada, Noem escreveu em postagem no X (antigo Twitter), que o governo está concentrado em expandir “maneiras inovadoras e com bom custo-benefício para cumprir a promessa ao povo americano sobre deportações em massa de imigrantes ilegais criminosos”, elogiando a iniciativa da Flórida pela possibilidade de expandir instalações de detenção “em poucos dias”.

Críticas e resistência

Figuras do Partido Democrata e grupos defensores de imigrantes vem criticando o projeto, que consideram “desumano”. Entre os argumentos contrários está o fato de que estrangeiros em situação irregular ficariam detidos no meio de um pântano cercado por cobras e jacarés, em meio ao calor da Flórida — e em uma área do estado propensa a furacões.

Continua após a publicidade

Mas os republicanos usam os mesmos argumentos para defender a iniciativa: as condições adversas servirão, segundo eles, como um impedimento para que imigrantes sem documentos venham para a Flórida.

“Eles não vão ficar presos em uma (área propensa a) furacão se eles se autodeportarem”, disparou Bill Helmich, diretor executivo do Partido Republicano da Flórida, em postagem no X, referindo-se ao incentivo do governo federal para que imigrantes irregulares deixem o país voluntariamente.

Grupos ambientalistas entraram com uma ação na Justiça contra a instalação na sexta-feira.

Continua após a publicidade

“Este local é composto por mais de 96% de áreas úmidas, cercado pela Reserva Nacional Big Cypress, e é habitat da pantera-da-flórida, espécie ameaçada de extinção, e de outras espécies icônicas”, disse Eve Samples, diretora executiva da ONG ambientalista Friends of the Everglades, em comunicado. “Este esquema não é apenas cruel, como também ameaça o ecossistema dos Everglades, que os contribuintes estaduais e federais gastaram bilhões para proteger.”

Aparentemente, não existe mesmo má publicidade. A controversa prisão provocou uma explosão de atenção da mídia nacional para os líderes republicanos da Flórida e a um aumento nas contribuições de campanha, uma dinâmica que levou o Partido Republicano estadual a começar a vender produtos com o slogan “Alcatraz dos jacarés” para aproveitar o momento.

O governo DeSantis usou seus poderes emergenciais para acelerar a construção da instalação, que custa US$ 450 milhões por ano e que, segundo ele, terá capacidade para abrigar até 3 mil imigrantes. Todo o complexo foi construído em apenas sete dias, um processo que incluiu a apreensão de terras pertencentes ao Condado de Miami-Dade, apesar das objeções dos líderes locais. A instalação ficará perto de uma pista de pouso pouco utilizada, que, segundo DeSantis, pode ser usada para deportações.

Continua após a publicidade

Os democratas do estado, que são minoria, tem levantado a voz contra o plano, embora figuras de alcance nacional tenham mantido relativo silêncio.

“Eles vão trancar pessoas em um pântano sob calor extremo, sem um plano claro para condições humanas”, criticou a senadora estadual Shevrin Jones.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.