O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo que negociar com a Coreia do Norte sobre seu programa nuclear é uma “perda de tempo”. Na véspera, o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, afirmou que há uma tentativa de diálogo em curso.
“Disse a Rex Tillerson, nosso maravilhoso secretário de Estado, que está perdendo seu tempo tentando negociar com o Pequeno Homem-Foguete”, tuitou o republicano, referindo-se ao líder norte-coreano, Kim Jong-un. “Conserve sua energia, Rex, faremos o que deve ser feito!”, acrescentou Trump.
Durante uma visita a Pequim, no sábado, o secretário de Estado americano indicou que há tentativas de se estabelecer um canal de comunicação com Pyongyang, alguns dias depois da escalada verbal entre Trump e Kim. Ao ser questionado sobre o assunto, Tillerson disse aos jornalistas: “Estamos sondando, portanto, fiquem atentos”.
Pouco depois, de Washington, o Departamento de Estado esclareceu que Pyongyang “não mostra qualquer indício de interesse” em conversar. Neste domingo, a porta-voz do Departamento, Heather Nauert, alertou que os canais de comunicação “não estarão abertos eternamente”.
Não é a primeira vez há desencontros entre o discurso do líder do executivo – que ameaçou a Coreia do Norte de “destruição total” – e seu governo. No fim de agosto, no dia seguinte ao lançamento pelo regime de Kim Jong-un de um míssil sobre o Japão, Donald Trump disse que discutir com os norte-coreanos “não era a solução”. Horas mais tarde, o ministro de Defesa, Jim Mattis, contrariou a Casa Branca, dizendo que “nunca esgotamos soluções diplomáticas”.
(Com AFP)