Trump parabeniza Xi Jinping por ‘extraordinária nomeação’
O presidente chinês conquistou seu segundo mandato no congresso do Partido Comunista
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ligou para seu colega chinês, Xi Jinping, para parabenizá-lo pela conquista de seu segundo mandato durante o encerramento do congresso do Partido Comunista, anunciou a Casa Branca nesta quarta-feira.
“Falei com o presidente da China para felicitá-lo por sua extraordinária nomeação. Também discutimos NoKo (Coreia do Norte) e comércio, dois temas muito importantes”, escreveu Trump no Twitter após o telefonema para Xi.
Xi Jinping consolidou seu poder nesta quarta. O Partido Comunista da China (PCC) rompeu com um precedente recente e revelou a nova composição de sua liderança sem um sucessor claro para o presidente.
“Assumo minha relação não apenas como uma aprovação ao meu trabalho, mas também com um estímulo para seguir avançando”, declarou Xi em um discurso exibido ao vivo na televisão durante o último dia do congresso do Partido Comunista.
O Congresso comunista também incluiu o nome de Xi no estatuto do PCC, ao lado do líder histórico Mao Tsé-Tung e de Deng Xiaoping, chefe do partido entre 1978 e 1992. Dessa forma, seu status foi elevado e a difusão de sua doutrina se torna obrigatória nas escolas chinesas, assim como o pensamento dos outros dois líderes.
Trump deve se reunir com o poderoso líder asiático durante sua visita de estado à China no início do próximo mês. Sua viagem à Asia deve ser marcada pela preocupação com os programas nuclear e balístico da Coreia do Norte.
(Com AFP)