Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Trump pediu lealdade e fim da investigação sobre Flynn, diz Comey

Interações podem ser interpretadas como uma tentativa de obstrução da Justiça, o que daria bases para a abertura de um processo de impeachment

Por Da redação
Atualizado em 7 jun 2017, 18h43 - Publicado em 7 jun 2017, 16h24

Em declaração escrita entregue nesta quarta-feira ao Senado americano, o ex-diretor do FBI James Comey disse que o presidente Donald Trump pediu “lealdade” em um jantar que ambos tiveram em 27 de janeiro e solicitou-lhe, em um encontro posterior, que abandonasse a investigação sobre as ligações entre o ex-conselheiro de Segurança Nacional Michael Flynn e a Rússia.

Flynn deverá participar de uma audiência no Comitê de Inteligência do Senado dos Estados Unidos na quinta-feira. As declarações fazem parte dos comentários iniciais que ele deverá tecer durante a reunião e foram divulgadas no site do próprio comitê.

A solicitação foi feita um dia depois de Flynn ter sido demitido por omitir encontros que teve em dezembro com o embaixador russo em Washington. “Eu preciso de lealdade, eu espero lealdade”, disse Trump no dia 27, de acordo com anotações feitas no mesmo dia por Comey.

“Eu espero que você possa deixar isso para lá, deixar Flynn de lado. Ele é um cara legal. Eu espero que você possa deixar isso para lá”, afirmou o presidente em encontro no dia 14 de fevereiro, de acordo com as anotações. Comey diz ter respondido apenas: “Ele é um cara legal”.

Continua após a publicidade

As interações podem ser potencialmente interpretadas como uma tentativa de obstrução da Justiça, o que daria as bases para a abertura de um processo de impeachment.

Comey foi demitido há cerca de um mês, quando conduzia a investigação do FBI sobre a suspeita de interferência da Rússia nas eleições presidenciais americanas para prejudicar a democrata Hillary Clinton e favorecer Trump. Em entrevista à rede NBC, o presidente afirmou que a investigação foi um dos fatores que o levaram a tirar Comey do cargo.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.