Trump pressiona Senado a aprovar orçamento com recursos para muro
Presidente afirmou que, caso democratas votem contra barreira na fronteira com o México, paralisação do governo ‘durará muito tempo'
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pressionou o Senado nesta sexta-feira, 21, a aprovar um novo pacote orçamentário com previsão de verba para a construção de um muro na divisa com o México.
O republicano afirmou que, se os senadores democratas votarem “não” à barreira, haverá uma paralisação do governo federal que durará por “um tempo muito longo”.
“Os democratas, de cujos votos precisamos no Senado, provavelmente votarão contra a segurança da fronteira e contra o muro, embora saibam que é DESESPERADAMENTE NECESSÁRIO”, disse Trump em um de uma série de tuítes sobre o assunto.
“Se os democratas votarem não, haverá um ‘shutdown’ (paralisação) que durará muito tempo. As pessoas não querem fronteiras abertas e crime!”, completou.
O Congresso deve aprovar novos fundos para o governo federal antes meia-noite desta sexta-feira, 21. Na quinta-feira 20 à noite, a Câmara dos Deputados cedeu à pressão de Trump e acrescentou 5 bilhões de dólares ao projeto de lei de gastos governamentais para a construção do muro.
Apesar das ameaças de Trump, contudo, é altamente improvável que o Senado aprove a legislação que passou pela Câmara.
Porém, sem um acordo para o novo orçamento, todos os fundos que sustentam o governo são paralisados e o país entra no chamado ‘shutdown’. Agências-chave fecharão e muitos trabalhadores ficarão de licença antes do Natal, sem receber seus salários.
O Senado havia aprovado na quarta-feira 19 um outro projeto orçamentário que estenderia os recursos para o financiamento do governo até 8 de fevereiro, mas o texto não incluía os fundos para o muro. Diante da ausência da verba para a barreira de concreto, Trump cruzou os braços e se negou a subscrever a proposta.
A obra na fronteira com o México foi uma das principais promessas de campanha do presidente, mas tem enfrentado resistência do Congresso desde o início do mandato de Trump.
Os democratas vão tomar o controle da Câmara dos Deputados em 2019, quando assumirão a maioria dos assentos da Casa. A partir daí, ficará cada vez mais difícil para Trump aprovar as verbas para a construção da barreria.
A paralisação das atividades do governo já aconteceu em anos anteriores, quando o Congresso não conseguiu chegar a um acordo sobre a distribuição dos fundos em uma proposta de orçamento.
No início do ano, agências e escritórios do governo permaneceram fechados por três dias depois que a falta de consenso entre senadores democratas e republicanos levou à paralisação das atividades por falta de verbas.
(Com AFP e Reuters)