Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Trump se diz disposto a negociar com Irã e sugere mediação japonesa

Presidente americano está em Tóquio, onde se reúne com o premiê Shinze Abe e o novo imperador Naruhito

Por EFE Atualizado em 30 jul 2020, 19h46 - Publicado em 27 Maio 2019, 01h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se mostrou, nesta segunda-feira 27, disposto a falar com o Irã para reduzir as atuais tensões, e se referiu a uma possível mediação nesse sentido que o governo do Japão pode operacionalizar.

    “Sei que o primeiro-ministro (japonês Shinzo Abe) tem uma boa relação com o Irã”, afirmou Trump em breve declaração aos jornalistas antes de começar uma reunião com Abe no palácio de Akasaka, residência do chefe de Estado convidado.

    “Acredito que o Irã gostaria de falar e, se quer fazê-lo, gostaríamos de conversar”, acrescentou o presidente americano, que chegou no sábado a Tóquio para uma visita oficial que vai até terça-feira. Ele se reuniu também com o novo imperador do país, Naruhito, se tornando o primeiro chefe de Estado a visitá-lo oficialmente.

    A imprensa japonesa sinalizou a possibilidade de que Abe viaje em junho próximo a Teerã para mediar a relação entre Irã e Estados Unidos, cujos governos trocaram recentemente comentários hostis.

    “Sei que o primeiro-ministro (japonês) está muito próximo dos dirigentes do Irã, vamos ver o que acontece. Ninguém quer ver coisas horríveis, especialmente eu”, acrescentou o presidente americano.

    Continua após a publicidade

    Trump também se referiu à sua aproximação do regime de Pyongyang, contatos que fracassaram no final de fevereiro passado depois de uma reunião em Hanói com o ditador norte-coreano, Kim Jong-un.

    “Pessoalmente acredito que haja um monte de coisas que podem ser conseguidas com a Coreia do Norte. Posso estar certo ou não, mas sinto assim”, disse Trump.

    “Não há provas de foguetes, não há testes nucleares. Percorremos um longo caminho com a Coreia do Norte, e veremos o que acontece”, afirmou Trump, apesar de no início de maio o regime de Pyongyang ter feito dois testes com mísseis de curto alcance.

    “Vamos ver é possível conseguir algo construtivo. Se for visto o que acontecia há dois anos é uma grande diferença”, finalizou Trump.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.