Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Trump será julgado por obstrução de inquérito e abuso de poder

Líderes do Partido Democrata divulgaram as primeiras acusações formais do processo de impeachment contra o presidente

Por Da Redação
Atualizado em 10 dez 2019, 12h46 - Publicado em 10 dez 2019, 11h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os líderes do Partido Democrata no Congresso divulgaram nesta terça-feira, 10, as primeiras acusações formais do processo de impeachment contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

    Trump será indiciado por obstrução das atividades do Congresso por tentar impedir as investigações sobre o caso e por abuso de poder por colocar seu interesse pessoal nas eleições de 2020 acima do interesse e da segurança nacional do país.

    “Nosso presidente tem a maior confiança do público. Quando trai essa confiança e se coloca à frente do país, põe em perigo a Constituição, põe em perigo a nossa democracia e a nossa segurança nacional”, disse o presidente do Comitê Judiciário e deputado democrata por Nova York, Jerry Nadler.

    As duas acusações anunciadas nesta terça-feira são as primeiras do relatório que será votado em plenário. O restante das denúncias será revelado nas próximas semanas.

    Após dois meses de investigações, os congressistas democratas alegam que Trump reteve ajuda militar à Ucrânia para enfrentar a ameaça dos separatistas pró-russos no leste do país. Além disso, ele é acusado de oferecer uma visita à Casa Branca a seu colega ucraniano, Vladimir Zelensky, em troca de Kiev abrir uma investigação de corrupção contra Joe Biden, seu potencial oponente nas eleições de 2020.

    Continua após a publicidade

    Adam Schiff, o congressista que chefia o Comitê de Inteligência da Câmara, disse que “os contínuos abusos de poder perpetrados pelo presidente não lhes deixava escolha”. “As evidências sobre o comportamento do presidente são esmagadoras e incontestáveis”, afirmou.

    Após o anúncio das duas primeiras acusações, os democratas também divulgaram seu apoio ao acordo comercial entre Estados Unidos, México e Canadá,o USMCA. Trump foi ao Twitter comemorar a decisão do Partido Democrata sobre o acordo, mas só se pronunciou sobre o impeachment cerca de uma hora depois.

    “Nadler disse que eu ‘pressionei a Ucrânia para interferir nas eleições de 2020’. Ridículo, e ele sabe que isso não é verdade. Tanto o presidente quanto o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia disseram, várias vezes, que ‘NÃO HOUVE PRESSÃO’. Nadler e os democratas sabem disse, mas se recusam a reconhecer!”, disse o presidente pelas redes sociais.

    Continua após a publicidade

    A Casa Branca realizará uma coletiva de imprensa sobre o inquérito ainda nesta terça-feira.

    Segundo Nadler, o Comitê Judiciário da Câmara se reunirá nesta semana para considerar as acusações apresentadas e redigir o relatório final de impeachment. O objetivo dos democratas é que o caso seja levado ao plenário da Câmara para votação antes do Natal.

    De acordo com estimativas do atual calendário legislativo, o processo do Senado aconteceria em janeiro.

    (Com Reuters)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.