Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Trump vetou plano de Israel para matar Supremo Líder do Irã, dizem agências

Netanyahu não comentou a existência da proposta; mortes chegam a 14 israelenses e 128 iranianos em três dias

Por Bruno Caniato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 15 jun 2025, 15h52

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vetou um plano do governo de Israel para assassinar o Supremo Líder do Irã, o aiatolá Ali Khamenei. Segundo fontes da Casa Branca ouvidas pelas agências Reuters e Associated Press, a proposta teria sido apresentada ao republicano nos últimos dias, no contexto da escalada dos conflitos armados no Oriente Médio.

Questionado em uma entrevista à imprensa americana neste domingo, 15, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que “não entraria neste assunto”, sem negar a existência do plano. Na última sexta-feira, 13, horas após as forças israelenses dispararem mísseis contra o Irã, Trump havia declarado à mídia que sabia com antecedência da operação militar que seria deflagrada.

Mais cedo, neste domingo, Trump publicou nas redes sociais uma alerta que os Estados Unidos irão retaliar em caso de ataque pelo Irã. “Toda a força e poder das Forças Armadas dos Estados Unidos cairão sobre vocês em níveis nunca antes vistos”, escreveu o presidente americano na plataforma Truth Social (de sua propriedade). Ele declarou, ainda, que “os EUA não tiveram nada a ver” com o conflito e que seu governo continuará a negociar um acordo de paz na região.

O domingo marca o terceiro dia de confronto entre Israel em Irã desde que as forças israelenses dispararam, na sexta-feira, uma barragem de mísseis contra alvos em solo iraniano. O governo Netanyahu alega que a operação foi um “ataque preventivo” para destruir um suposto programa de desenvolvimento de armas nucleares — o país persa respondeu com bombardeios à região de Tel Aviv.

Desde a sexta-feira, ao menos 128 pessoas no Irã morreram e cerca de 900 outras foram hospitalizadas em decorrência dos ataques, segundo o Ministério da Saúde iraniano. Do lado israelense, o governo confirmou 14 mortes na capital, Tel Aviv, e nas cidades próximas de Bat Yam, Tamra, Ramat Ghan e Rishon.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.