Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Trump visita Flórida após passagem do furacão Irma

A visita acontece enquanto os moradores evacuados pela tempestade lutam para voltar a suas casas e ainda sofrem com a falta de energia

Por Da redação
14 set 2017, 22h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitou a Flórida nesta quinta-feira, depois que o Estado foi castigado pela tempestade tropical Irma. Ao todo, vinte mortes foram causadas – direta, ou indiretamente – pela passagem do furacão no país.

    Trump reafirmou a necessidade de restaurar o abastecimento de energia para milhões de pessoas que permanecem sem luz no sul do país. “Vimos a devastação e infelizmente continuaremos vendo”, admitiu em sua chegada a Fort Myers, na costa oeste da Flórida, a zona mais atingida pela tempestade.

    O presidente sobrevoou em um helicóptero as áreas inundadas e com moradias danificadas em Naples, um elegante balneário seriamente afetado pelo Irma. Acompanhado por sua esposa Melania e pelo vice-presidente Mike Pence, o mandatário percorreu algumas ruas da cidade acenando aos moradores e tirando selfies com eles. Junto com voluntários participou depois da distribuição de mantimentos.

    A visita acontece enquanto os moradores evacuados da Flórida lutam por voltar a suas casas. Dezenas de milhares de trabalhadores técnicos correm contra o tempo para devolver a eletricidade a milhões de usuários.

    “Há mais eletricistas neste Estado, acho, do que que jamais se acumulou em qualquer parte do mundo”, disse Trump. “Estão avançando muito mais rápido que o planejado, muito mais”, afirmou.

    Continua após a publicidade

    Lar de idosos

    O governador da Flórida, Rick Scott, disse estar “absolutamente arrasado” ao saber da morte de oito moradores de um lar para idosos em Hollywood, no norte de Miami. Segundo a imprensa americana, os idosos morreram por disfunções relacionadas ao calor, como desidratação e dificuldade respiratória causadas pela falta de ar condicionado e as temperaturas bastante elevadas da região.

    Três dos mortos tinham mais de 90 anos, e a vítima mais jovem, 70, segundo as autoridades. Outros 115 idosos moradores do lar foram hospitalizados. Com a melhora no tempo e o céu se abrindo, a Flórida sofre com a alta umidade e uma temperatura de mais de 30°C.

    Scott exigiu “respostas sobre como essa tragédia aconteceu” e pediu que os serviços de emergência “verifiquem imediatamente se os lares para idosos e os estabelecimentos de vida assistida são capazes de garantir a segurança de seus moradores”.

    Continua após a publicidade

    Macron no Caribe

    No Caribe, o presidente francês, Emmanuel Macron, viajou na quarta-feira para a ilha de São Bartolomeu, após visitar São Martinho, ambos territórios ultramarinos da França. Macron prometeu mais recursos de seu país para garantir um “rápido retorno à normalidade” após a passagem do Irma.

    França, Inglaterra e Holanda foram criticados pela gestão em seus territórios caribenhos, sobretudo, diante da magnitude da destruição. Habitantes das ilhas se queixam de problemas de segurança e da escassez de comida e de água, assim como da falta de energia elétrica.

    Ontem, o ministro britânico das Relações Exteriores, Boris Johnson, visitou as Ilhas Virgens britânicas e Anguila e também destacou o “compromisso absoluto” com seus cidadãos. Já o rei da Holanda, Willem-Alexander, esteve no lado holandês de São Martinho, ilha compartilhada com a França.

    Continua após a publicidade

    Furacão Max

    A temporada de furacões não terminou. O furacão Max tocou terra nesta quinta-feira na cidade de Pico del Monte, no México, onde provoca tempestades. Poucas horas depois de ter atingido o território mexicano foi rebaixado a tempestade tropical.

    O furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson chegou à costa mexicana com ventos máximos de 130 km/h por volta das 16h (horário local; 18h de Brasília). Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês), Max se move a 13 km/h e acredita-se que deve se dissipar sobre o sul do México durante a sexta-feira.

    (Com AFP)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.