Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Trump volta a defender juiz acusado de abuso: ‘Foi provado que é inocente’

Em cerimônia na Casa Branca, Kavanaugh declarou não ter 'ressentimentos' e prometeu ser 'uma força de estabilidade e união'

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 20h07 - Publicado em 9 out 2018, 09h42

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender nesta quarta-feira que o novo juiz da Suprema Corte, Brett Kavanaugh, é inocente das acusações de abuso sexual feitas por três mulheres.

“Ficou provado que o senhor é inocente”, declarou Trump durante uma cerimônia na Casa Branca para festejar a posse de Kavanaugh, confirmado no último sábado pelo Senado após uma longa batalha política.

Sem mencionar as acusações das quais o juiz é alvo ou citar Christine Blasey Ford, a mulher que denunciou no Senado que Kavanaugh abusou dela quando ambos eram menores de idade, Trump condenou duramente o processo ao qual o magistrado foi submetido.

“Em nome de todo o país, quero me desculpar com Brett e com toda a família Kavanaugh pela dor e sofrimento que tiveram que passar”, afirmou Trump no começo da cerimônia.

“O que aconteceu com a família Kavanaugh viola qualquer noção de justiça, decência e devido processo”, acrescentou Trump, que descreveu o caso como uma campanha “de destruição pessoal e política baseada em mentiras”.

Continua após a publicidade

Após o testemunho de Christine, Trump autorizou o FBI a investigar as acusações contra Kavanaugh, mas a agência ouviu um número limitado de testemunhas em apenas cinco dias e não se posicionou sobre a culpabilidade ou inocência do juiz.

Ao lado da esposa e das duas filhas na cerimônia na Casa Branca, Kavanaugh agradeceu a Trump pelo apoio durante o processo de confirmação e ressaltou que o tenso trâmite o “colocou à toda prova”, mas não o mudou.

“O processo de confirmação no Senado foi litigioso e emocional. Este processo terminou. Meu objetivo agora é ser o melhor juiz que puder ser. Assumo este escritório com gratidão e sem nenhuma amargura”, declarou Kavanaugh.

Continua após a publicidade

O magistrado prometeu ser “uma força de estabilidade e união”, servir “a toda a nação” e fazer seu trabalho de forma “independente e imparcial”.

Agora que Kavanaugh está confirmado, espera-se que o tribunal de nove juízes, que analisa as questões constitucionais, adote um enfoque definitivamente mais conservador.

A psicóloga Christine Blasey Ford acusou o juiz de ter tentado estuprá-la em 1982, quando eram adolescentes. Além dela, duas outras mulheres se apresentaram com outros relatos de má conduta sexual do juiz.

(Com EFE e AFP)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.