Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Tsunami na Indonésia: número de mortos sobe para 281

O balanço de feridos chegou a 1.016; Há 57 pessoas desaparecidas

Por Da Redação
Atualizado em 24 dez 2018, 08h04 - Publicado em 24 dez 2018, 07h47

O número de mortos após o tsunami que atingiu a Indonésia neste sábado subiu para 281, informa a Agência Nacional de Gestão de Desastres do país.

O balanço de feridos chegou a 1.016. Há 57 pessoas desaparecidas, e equipes de emergência prosseguem com buscas por sobreviventes entre os escombros. “O número de vítimas e de anos continuará aumentando”, afirmou o porta-voz da agência, Sutopo Purwo Nugroho.

Não há registro de brasileiros vítimas da tragédia. O presidente do país, Joko Widodo, foi hoje de helicóptero até a região do desastre para supervisionar os trabalhos de resgate e ajuda, e visitar vítimas desabrigadas.

“O tsunami do sábado durante a noite causou vítimas e danos em Pandegland, Serang, Lampung Sul, Tanggamus e Pesawaran”, escreveu o presidente indonésio na sua conta do Twitter.

Às 21h30 locais deste sábado (12h30 no horário de Brasília), uma onda gigante atingiu praias ao sul da ilha de Sumatra e ao noroeste de Java, na região conhecida como estreito de Sunda.

Continua após a publicidade

A erupção submarina do vulcão Anak Krakatoa, que não ativou os alarmes que registram os movimentos sísmicos,  é a provável causa do fenômeno. As erupções vulcânicas submarinas, que são relativamente incomuns, podem provocar tsunamis pelo deslocamento repentino de água ou deslizamentos em encostas, de acordo com o Centro Internacional de Informação sobre Tsunamis.

A Agência Nacional de Gestão de Desastres afirma que as águas deixaram 11.687 deslocados e danificaram 611 casas, 69 hotéis, 60 lojas e 420 embarcações.

Continua após a publicidade

Imagens exibidas por um canal de televisão mostram a onda na praia de Carita, um popular destino turístico da costa oeste de Java: na passagem, o fenômeno deixa um rastro de destruição, com pedaços de telhados, madeira e árvores derrubadas.

Em Carita, Muhammad Bintang, de 15 anos, viu a aproximação da onda. “Chegamos às 21h00 para as férias e logo a água chegou. Tudo ficou escuro. Não havia energia elétrica”, disse o adolescente.

Círculo de Fogo

A Indonésia, uma das áreas mais propensas a sofrer catástrofes no planeta, fica no Círculo de Fogo do Pacífico, onde se encontram placas tectônicas e que registra grande parte das erupções vulcânicas e terremotos do planeta.

Continua após a publicidade

O país sofre com frequência terremotos violentos, o mais recente deles na cidade de Palu, na ilha Célebes, onde milhares de pessoas morreram vítimas de um tremor e posterior tsunami.

Em 2004, um tsunami provocado por um terremoto no fundo do mar de 9,3 graus de magnitude, na costa de Sumatra, Indonésia, provocou a morte de 220.000 pessoas em vários países do Oceano Índico, 168.000 delas na Indonésia.

(Com EFE e AFP)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.