Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Tufão Faxai atinge Tóquio com ventos de 216 km/h

Autoridades retiram 390.000 de suas casas, voos são cancelados e trens de alta velocidade ficam parados nas estações. Ao menos uma pessoa morreu

Por Da Redação
Atualizado em 9 set 2019, 06h19 - Publicado em 8 set 2019, 22h14

O tufão Faxai atingiu Tóquio, no Japão, com ventos de 216 km/h nesta segunda-feira (domingo 8, no Brasil). Por precaução, as autoridades locais emitiram recomendações de deslocamento de cerca de 390.000 pessoas de sua casa para abrigos seguros. Houve cortes generalizados de energia e graves perturbações no transporte público.

A polícia confirmou que uma mulher de 50 anos foi encontrada morta em Tóquio. Imagens registradas por câmeras de segurança mostram que ela foi arrastada pelo vento e bateu em um parede. A agência de notícias Kyodo informou que pelo menos 30 pessoas ficaram feridas.

A empresa de transporte ferroviário Central Japan Railway Company cancelou uma centena de partidas de trens de alta velocidade entre Tóquio e as cidades do centro e oeste do país. O serviço começava a ser retomado lentamente no começo da manhã de segunda-feira. Centenas de voos foram cancelados, afetando milhares de passageiros, e ferries que circulam pela baía de Tóquio também não operaram. Estradas litorâneas foram fechadas no oeste da capital, em Kanagawa.

O Faxai chegou à região de Chiba, a sudeste da capital japonesa, logo após cruzar a baía de Tóquio. Em vários bairros da cidade, as escolas não abriram nesta segunda-feira  devido à ventania, que deve permanecer mesmo depois da passagem do tufão. Durante a madrugada, cerca de 900.000 usuários ficaram sem energia elétrica na periferia, atendida pela empresa Tepco, principalmente na região de Chiba.

Segundo a imprensa local, houve danos a residências na região sul de Shizuoka. Também houve estragos na região metropolitana de Tóquio. Imagens de TV mostravam o desabamento do teto de um posto de gasolina na região de Tateyama, ao sul de Tóquio. Houve danos em ferrovias, principalmente em uma das linhas que ligam a capital à periferia sul, no sentido de Yokohama, devido à queda de árvores.

Continua após a publicidade
JAPAN-WEATHER-TYPHOON
Dificuldade de se proteger da chuva e dos ventos em Tóquio em dia de tufão Faxai – 08/09/2019 (Charly Triballeau/AFP)

Rúgbi

Embora o tufão já tenha passado pela baía de Tóquio, autoridades pediram que a população evitasse sair de casa, uma vez que as rajadas de vento continuavam. A chegada do Faxai a Tóquio coincidiu com o desembarque das equipes que irão participar da Copa do Mundo de Rúgbi, a partir do próximo dia 20.

Na manhã desta segunda-feira, o Faxai se encontrava a nordeste de Tóquio, na região de Ibaraki, e deveria manter sua rota na mesma direção, rumo ao Pacífico, deslocando-se a uma velocidade média de 25 km/h.

Continua após a publicidade

O Japão é atingido regularmente por tufões e tempestades tropicais entre o fim do verão e o começo do outono.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.