Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

TV norueguesa diz que governo e oposição da Venezuela negociam em Oslo

Segundo a rede NRK, negociações começaram em Cuba e migraram para lugar secreto na capital do país escandinavo

Por EFE Atualizado em 16 Maio 2019, 06h14 - Publicado em 16 Maio 2019, 06h09

Representantes do governo de Nicolás Maduro e da oposição da Venezuela mantêm conversas em Oslo, com a Noruega como mediadora para tentar solucionar a crise no país sul-americano, informaram nesta quinta-feira vários veículos de imprensa noruegueses, incluindo a emissora pública NRK.

De acordo com fontes próximas às negociações, os contatos começaram em Cuba e várias reuniões foram realizadas em um local secreto em Oslo, mediado pelo Ministério das Relações Exteriores da Noruega, que se recusou a comentar.

A delegação do governo é composta pelo ministro das Comunicações, Jorge Rodríguez, e pelo governador do estado de Miranda, Héctor Rodríguez, enquanto pela oposição estão o segundo vice-presidente da Assembleia Nacional, Stalin González; o ex-deputado Gerardo Blyde e o ex-ministro Fernando Martínez Mottola, segundo a “NRK“.

As duas delegações viajarão hoje para Caracas depois de uma nova rodada de contatos, segundo a televisão pública norueguesa.

Governo e oposição tinha realizado várias rodadas de negociações na República Dominicana entre setembro de 2017 e fevereiro 2018, mas quando tudo estava pronto para assinar um acordo, os opositores consideraram insuficientes as garantias dadas para as eleições presidenciais.

Continua após a publicidade

A oposição, por sua vez apresentou outro texto, rejeitado pelo governo venezuelano, de modo que o diálogo que teve o ex-presidente do Governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero como facilitador, entrou em um “recesso por tempo indeterminado”.

Ao contrário de outros países europeus, a Noruega – que não faz parte da União Europeia – não reconheceu o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, como presidente interino após sua autoproclamação, em janeiro, mas sim mostrou seu apoio e pediu a retomada do diálogo e novas eleições.

A Noruega tem sido um facilitador em cerca de vinte processos de diálogo nas últimas décadas, como o que levou à assinatura dos acordos de Oslo entre israelenses e palestinos ou as conversas entre o governo colombiano e as FARC. 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.