Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

TV russa anuncia ‘sitcom’ em que Joe Biden é personagem principal

Kremlin direciona orçamento generoso a produções culturais usadas para propagar as visões do Kremlin, incluindo justificar a guerra na Ucrânia

Por Da Redação Atualizado em 28 ago 2024, 15h26 - Publicado em 28 ago 2024, 15h17

O canal russo de entretenimento TNT divulgou, na terça-feira 27, uma nova série de comédia, ou sitcom, que terá como personagem principal o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. A produção faz parte de um rol crescente de produtos culturais que o Kremlin usa para propagar as visões do governo de Vladimir Putin.

A TV afirmou que já deu início às gravações de “Goodbye” (“Adeus”, em tradução livre), cuja trama se centra num futuro em que o chefe de Estado já está aposentado e embarca em uma viagem à Rússia para descobrir, por conta própria, por que as sanções dos Estados Unidos não conseguiram afetar a economia local. 

De acordo com o roteiro da nova série, escondendo sua verdadeira identidade, o americano perde o passaporte em seu primeiro dia na Rússia e, ao invés de ser resgatado pelos agentes da Casa Branca, é esquecido por lá. De repente, se vê obrigado a morar em um conjunto habitacional dos tempos soviéticos e ensinar inglês aos locais para ganhar dinheiro para sua viagem de volta à América. Um “patriota russo dedicado” o ajuda nessa missão.

Em comunicado à imprensa, o TNT diz que o Biden fictício quer “submergir em nossa realidade” e “entender a alma russa”. Ele será interpretado por Dmitri Dyujev, que disse ver o papel como uma oportunidade de “abrir novos caminhos”. O ator está na lista de sanções da Ucrânia e do Canadá.

Estratégia de política interna

O programa, que tem estreia marcada para 2025, não é mera criação dos russos interessados ​​em política global: uma série de documentos conhecidos como “Vazamentos do Kremlin” mostrou ligações entre a Presidência da Rússia e projetos de cinema e TV projetados para levar narrativas propagadas por autoridades de Moscou para dentro das casas da população.

Continua após a publicidade

Segundo reportagem do portal russo Meduza, banido da Rússia, o Kremlin destinou um orçamento generoso para a elaboração de produções culturais que reflitam as visões do atual governo russo, de preferência de forma velada.

Em março, por exemplo, a TV russa lançou uma série fictícia que mostra uma versão alternativa da revolução Maidan na Ucrânia, de 2013 e 2014, que o Kremlin descreve como um golpe de estado patrocinado pelos Estados Unidos, na tentativa de justificar sua invasão em grande escala ao país vizinho em fevereiro de 2022.

Na época, o movimento levou à queda do presidente pró-Rússia Viktor Yanukovich, que hoje está abrigado em solo russo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.