Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Ucrânia alerta a moradores da Crimeia a buscarem abrigos antiaéreos

Aviso dado nesta segunda indica uma contra-ofensiva para recuperar a península, anexada pela Rússia em 2014

Por Da Redação 5 set 2022, 16h28

O governo da Ucrânia alertou nesta segunda-feira, 5, para que os moradores da península da Crimeia preparem abrigos antiaéreos e estoquem alimentos devido a uma grande contra-ofensiva planejada para retomar o território.

O anúncio de um ataque em larga escala para retomar regiões do sul do país vem sendo feito há semanas pelo governo ucraniano, mas o aviso desta segunda-ferira é notável por se dirigir diretamente à região, que foi anexada pela Rússia em 2014.

+ Kiev promete restaurar domínio ucraniano na Crimeia 

Especialistas apontam que a península do Mar Negro está fora do alcance das armas ucranianas, embora várias explosões recentes em pontos militares russos questionem essa possibilidade. No entanto, Kiev não assumiu a autoria de nenhum ataque na região até o momento. 

“Pedimos aos moradores de territórios ocupados, incluindo a península da Crimeia, que sigam as recomendações das autoridades durante as medidas de desocupação”, disse o assessor presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse no final de agosto que seu país iria restaurar o domínio sobre a península, uma medida que, segundo ele, ajudaria a restabelecer a “lei e a ordem mundiais”.

Continua após a publicidade

“Tudo começou com a Crimeia e terminará com a Crimeia. E isso é verdade, e eu acredito 100%, que para superar o terror, devolver garantias e segurança à nossa região, à Europa, ao mundo inteiro, é preciso ganhar a vitória na luta contra a agressão russa”, disse Zelensky em um discurso.

Também em agosto, duas séries de explosões foram relatadas na região e, de acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, elas foram causadas pelo Exército ucraniano em uma operação de “sabotagem”.

+ Rússia acusa Ucrânia de sabotagem após novas explosões na Crimeia

Antes dessas explosões, a península da Crimeia tinha sido poupada dos combates envolvendo tropas russas e ucranianas desde o início da guerra, em 24 de fevereiro.

O Kremlin vem alertando há bastante tempo que qualquer ataque à península ocupada desde 2014 por Moscou irá desencadear uma retaliação em massa, incluindo ataques a centros de tomada de decisão na capital ucraniana.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.