Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ucrânia comemora primeiras vitórias na ofensiva contra a Rússia

Kiev afirma ter libertado várias aldeias no front da região de Donetsk, quase uma semana após o início da contraofensiva

Por Da Redação
12 jun 2023, 07h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As forças armadas da Ucrânia afirmaram ter libertado uma série de aldeias ao longo linha de frente da guerra contra a Rússia, no oeste de Donetsk. Nesta segunda-feira, 12, quase uma semana após Kiev iniciar sua aguardada contraofensiva, foi a vez da aldeia de Storozheve.

    Vídeos veiculados nas redes sociais do governo ucraniano mostram soldados levantando a bandeira do país sobre a aldeia de Blahodatne, ao sul da cidade de Velyka Novosilka, um dos principais eixos da contraofensiva até agora. Soldados de outra brigada posaram com o estandarte de sua unidade em Neskuchne. Mais tarde no domingo 11, Kiev disse que havia retomado o controle de uma terceira aldeia, Makarivka.

    Continua após a publicidade

    + Ucrânia: dados sísmicos indicam que barragem de Kakhovka foi explodida

    A vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, anunciou a libertação da aldeia Storozheve por fuzileiros navais na manhã desta segunda-feira, em seu canal no aplicativo de mensagens Telegram.

    A pequena aldeia fica às margens do rio Mokri Yaly, a separa de Blahodatne, reconquistada no fim de semana.

    “A bandeira nacional está voando sobre Storozheve novamente, e será o mesmo com todos os assentamentos até que liberemos todas as terras ucranianas”, disse Maliar. “Obrigado Contra-Almirante Mykhailo Ostrogradskyi, da 35ª Brigada Separada de Fuzileiros Navais. Continuaremos… Glória à Ucrânia!”

    Continua após a publicidade

    + Otan pode enviar soldados para a Ucrânia, diz autoridade

    De acordo com blogueiros militares russos, as principais batalhas agora se concentram em Urozhaine, mais ao sul de Donetsk, enquanto os ucranianos lutam de vila em vila, em ambos os lados do rio. Autoridades de Kiev dizem que os russos explodiram uma pequena barragem no rio Mokri Yaly, na tentativa de impedir os avanços da ofensiva.

    Segundo o principal comando militar da Ucrânia, suas forças estão envolvidas em batalhas pesadas em pontos críticos do front nesta segunda-feira. Na véspera, 25 batalhas foram registradas perto da cidade de Bakhmut, no leste do país, bem como mais ao sul na região de Donetsk, perto de Avdiivka e Maryinka.

    Continua após a publicidade

    Também há áreas muito ativas perto de Bilohorivka, na região de Luhansk, disse o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia.

    + Rússia diz que deteve início de contraofensiva ucraniana

    O Instituto para o Estudo das Guerras, um centro de pesquisas americano, disse nesta segunda-feira que as forças ucranianas fizeram “avanços verificados visualmente” nas regiões de Donetsk e Zaporizhzhia, e que fontes russas “confirmaram, mas procuraram minimizar” esses avanços.

    Cenas de soldados, mais uma vez, libertando aldeias é emocionante para Kiev e seus aliados. No entanto, o progresso foi mais lento, ou quase inexistente, em regiões como Zaporizhzhia, onde muitos soldados e equipamentos foram perdidos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.