Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Ucrânia cria ‘centros de invencibilidade’ para sobreviver ao inverno

Pontos de serviços de emergência irão providenciar água, aquecimento, Internet e uma farmácia, gratuitamente, 24 horas por dia

Por Da Redação
Atualizado em 23 nov 2022, 15h52 - Publicado em 23 nov 2022, 15h52

Em vídeo publicado na noite de terça-feira 22, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, prometeu criar abrigos para fornecer aquecimento e água à população que vive em meio aos destroços provocados pela guerra.

Um inverno rigoroso se aproxima do hemisfério norte e temperaturas em algumas áreas da Ucrânia já estão abaixo de zero, e ainda devem cair para -20° C ou menos em algumas áreas.

https://t.me/V_Zelenskiy_official/4113

Enquanto os ataques da Rússia continuam a atingir a infraestrutura de energia ucraniana, mais de 4 mil abrigos já foram criados no país. 

“Centros de invencibilidade especiais serão criados na Ucrânia para fornecer eletricidade, aquecimento, água, internet, conexões de telefonia móvel e uma farmácia, gratuitamente e 24 horas por dia,” afirmou Zelensky.  

Continua após a publicidade

Os ataques russos cortaram a energia por longos períodos para até 10 milhões de ucranianos ao mesmo tempo, o que a operadora nacional de rede elétrica da Ucrânia disse ter causado danos “colossais”. Autoridades alertaram que os cortes de energia podem continuar pelo menos até o final de março. 

“Se ataques russos maciços acontecerem novamente e for claro que a energia não será restaurada por horas, os ‘centros de invencibilidade’ entrarão em ação com todos os serviços principais”, disse o presidente ucraniano.

A energia tornou-se um ponto focal da campanha da Rússia na Ucrânia. Zelensky e outras autoridades pedem aos consumidores na Ucrânia que economizem eletricidade e mudem o uso para horários fora do pico.

Continua após a publicidade

“Todos devemos estar preparados para qualquer cenário, dada a forma como os terroristas estão lutando contra nosso povo e o que estão tentando fazer”, acrescentou Zelensky. 

As autoridades ucranianas já instalaram serviços de emergência semelhantes na cidade de Kherson, abandonada pelas forças russas no início deste mês, e multidões se reuniram no centro da cidade para carregar seus celulares e eletrônicos.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.