Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Ucrânia dá próximo passo para entrar na UE e pode virar candidata a membro

Volodymyr Zelensky, o presidente ucraniano, diz que o país pode tornar-se candidato oficial a membro do bloco dentro de semanas

Por Da Redação
18 abr 2022, 15h54

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, enviou formalmente nesta segunda-feira, 18, um questionário para a adesão à União Europeia. Segundo ele, a medida pode fazer com que o país a ganhe status de candidato dentro de apenas semanas.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, entregou o questionário a Zelensky durante uma visita a Kiev em 8 de abril, prometendo um processo mais rápido para a tentativa da Ucrânia virar membro do bloco após a invasão do país pela Rússia.

Segundo informações oficiais do governo ucraniano, Zelensky enviou o documento completo ao enviado da União Europeia à Ucrânia durante uma reunião nesta tarde.

“Acreditamos firmemente que a concessão de status de candidato ocorrerá nas próximas semanas e que será positivo para a história de nosso povo, dado o preço que pagou no caminho para a independência e a democracia”, disse o líder ucraniano durante a reunião.

+ Ucrânia pede para Rússia abrir corredor de evacuação em Mariupol

O gabinete de Zelensky informou também nesta segunda-feira que espera que a Ucrânia receba o status de candidata em junho, em uma reunião do Conselho Europeu. O evento, que já estava marcado, inclui líderes dos Estados membros do bloco.

Continua após a publicidade

A Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, vai avaliar se a Ucrânia está em conformidade com os critérios de adesão necessários. Caso a avaliação seja positiva, o passo seguinte é uma recomendação formal, que pode dar início à entrada do país no bloco.

Como país candidato, a Ucrânia já iniciaria negociações para alinhar suas leis internas com o quadro jurídico da União Europeia.

+ UE recolhe mais de 9 bi de euros para refugiados ucranianos

O desejo de Kiev de participar do bloco, no entanto, é um ponto de atrito declarado por Moscou. Durante as negociações de paz ao longo de março e abril, a Rússia, além da não expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para o Leste Europeu, teria exigido que a Ucrânia se comprometesse a documentar seu status de não integrar nenhum bloco e realizar um referendo sobre isso.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.