Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Ucrânia detém autoridade de Kherson suspeita de ajudar ocupantes russos

Um dos principais cenários de horrores da guerra, cidade contava com aterro sanitário para queimar corpos e até salas de tortura

Por Da Redação Atualizado em 29 nov 2022, 19h13 - Publicado em 29 nov 2022, 19h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • KHERSON, UKRAINE - NOVEMBER 20: A column of Ukrainian BMP-2 vehicles navigate a muddy road in Kherson region on November 20, 2022 in Kherson, Ukraine. Ukrainian forces took control of Kherson last week, as well as swaths of its surrounding region, after Russia pulled its forces back to the other side of the Dnipro river. Kherson was the only regional capital to be captured by Russia following its invasion on February 24. (Photo by Chris McGrath/Getty Images)
    Uma coluna de veículos ucranianos BMP-2 navega em uma estrada lamacenta na região de Kherson, na Ucrânia. 20/11/2022 (Chris McGrath/Getty Images)

    Forças da Ucrânia detiveram um vice-chefe da região de Kherson por suspeita de ajudar e incitar as forças de ocupação russas que tomaram o controle da cidade em março, disse um promotor do país em comunicado nesta terça-feira, 29. O funcionário, que não foi identificado no comunicado, pode pegar até 12 anos de prisão por ter cooperado com autoridades russas e ajudado no funcionamento de serviços públicos sob comando dos ocupantes. 

    Em 11 de novembro, a Ucrânia proclamou a libertação de Kherson, após o fim de uma ocupação de oito meses. Forças russas usaram barcos e balsas para escapar pelo rio Dnipro, enquanto as forças ucranianas avançaram pelo sul, em meio a cenas caóticas e explosões, segundo moradores e militares da Ucrânia. Durante a retirada, militares russos teriam destruído uma grande ponte que liga a cidade para impedir que fossem perseguidos.

    + Grinch russo: Kiev diz que ‘não vai deixar Putin roubar o Natal’

    Kherson tem sido um dos principais cenários de horrores durante a guerra na Ucrânia. Na semana passada, foi revelado que durante o controle do território o Exército da Rússia teria utilizado um aterro sanitário na cidade para queimar corpos. Além dos corpos, foram encontradas bandeiras, uniformes e capacetes.

    Além disso, investigadores da Ucrânia anunciaram na segunda semana de novembro que descobriram uma suposta sala de tortura, onde dezenas de homens teriam sido detidos, eletrocutados, espancados e até mesmo mortos. De acordo com a polícia, o Exército russo assumiu o controle de um centro de detenção juvenil em meados de março e o transformou em uma prisão para aqueles que se recusavam a colaborar, ou que foram acusados de atividades em benefício aos ucranianos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.