Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ucrânia diz que libertou região estratégica no sudeste do país

Forças ucranianas acreditam que romperam a linha mais difícil das defesas russas no sul e que agora começarão a avançar mais rapidamente

Por Da Redação
28 ago 2023, 08h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Ucrânia disse nesta segunda-feira, 28, que seus soldados libertaram o estratégico assentamento de Robotyne, no sudeste do país, e estão avançando mais ao sul em sua contraofensiva contra as forças russas.

    Na semana passada, o exército ucraniano disseram que as suas forças hastearam a bandeira nacional no assentamento, mas ainda estavam terminando as operações de “limpeza” no território.

    Segundo a agência de notícias Reuters, Kiev acredita que rompeu a linha mais difícil das defesas da Rússia no sul do país, e que agora começarão a avançar mais rapidamente.

    “Robotyne foi libertada”, disse a vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar.

    O assentamento fica 10 km ao sul da cidade de Orikhiv, bem na linha de frente, na região de Zaporizhzhia. Além disso, está localizada em uma estrada importante que leva à cidade de Tokmak, um centro rodoviário e ferroviário ocupado pela Rússia.

    Continua após a publicidade

    A captura de Tokmak seria um grande marco no avanço da Ucrânia em direção sul, ao Mar de Azov. A campanha militar de Kiev pretende dividir as forças russas nas linhas de frente sul e leste, após a invasão em grande escala de Moscou em fevereiro de 2022.

    Em entrevista à televisão ucraniana, Maliar disse ucraniana que os soldados de Kiev, que iniciaram uma contraofensiva no início de junho, estão agora se movendo para sudeste de Robotyne e para sul da cidade vizinha, Mala Tokmachka.

    O sucesso da Ucrânia na retomada de Robotyne ocorre após uma suposta reunião, feita neste mês, entre altos chefes militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e o principal general ucraniano, com objetivo de redefinir a estratégia militar de Kiev. Segundo agências de inteligência do Ocidente, a lentidão da contraofensiva foi causado por erros no foco das forças ucranianas.

    Continua após a publicidade

    Também nesta segunda-feira, no mais recente dos frequentes ataques aéreos da Rússia à Ucrânia, duas pessoas morreram durante a noite com o bombardeio de uma fábrica de óleo vegetal, na região central de Poltava, segundo o governador da região.

    A Rússia, por sua vez, disse ter abatido um drone ucraniano que voava em direção a Moscou nas primeiras horas desta segunda-feira, em um incidente que interrompeu brevemente os voos sobre a capital russa.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.