Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Ucrânia lança contra-ofensiva surpresa na região de Kharkiv

Contra-ofensiva ocorre ao mesmo tempo que Exército ucraniano luta para reconquistar regiões ao sul do país

Por Matheus Deccache 7 set 2022, 19h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Kharkiv (Ucrânia), 12/05/2022.- Uma mulher passa por um edifício residencial danificado durante o bombardeio de Kharkiv, Ucrânia, 12 de maio de 2022. O Ministério da Defesa da Ucrânia anunciou em 10 de maio que as tropas ucranianas haviam recapturado Kharkiv e aldeias ao norte e nordeste da cidade das forças russas e os empurrou de volta para a fronteira. A cidade de Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia, testemunhou repetidos ataques aéreos das forças russas. Em 24 de fevereiro, tropas russas invadiram o território ucraniano iniciando um conflito que provocou destruição e uma crise humanitária. (Rússia, Ucrânia) EFE/EPA/SERGEY KOZLOV
    Kharkiv (Ucrânia), 12/05/2022.- Uma mulher passa por um edifício residencial danificado durante o bombardeio de Kharkiv, Ucrânia, 12 de maio de 2022.  (Foto:Sergey Kozlov/AFP)

    A Ucrânia lançou uma contra-ofensiva surpresa na região nordeste de Kharkiv, controlada pela Rússia desde o início da guerra, nesta quarta-feira, 7, obrigando o Exército russo a se defender ao mesmo tempo que enfrenta ataques ucranianos no sul. 

    De acordo com o funcionário que representa a República Popular de Donetsk, forças ucranianas “cercaram” Balakliya, cidade de 27.000 pessoas entre Kharkiv e Izium, ambas controladas pelos russos. 

    + Ucrânia assume autoria dos ataques contra bases russas na Crimeia

    “Hoje, as forças armadas ucranianas, após uma prolongada preparação de artilharia, iniciaram um ataque a Balakliya. Neste momento, a cidade está em cerco operacional e dentro do campo de tiro da artilharia ucraniana. Todas as abordagens são cortadas pelo fogo”, disse Daniil Bezsonov no Telegram.

    Analistas apontam que o alvo inicial da ofensiva pode ser a cidade de Kupiansk, um importante centro rodoviário para suprimentos russos que corta o sul da fronteira em direção ao leste da Ucrânia.

    Continua após a publicidade

    O Exército ucrainano ainda não comentou sobre os ataques, mas na última terça-feira, 6, um dos assessores do presidente Volodymyr Zelensky disse que “mudanças rápidas estão ocorrendo” em Kharkiv ao mesmo tempo que a contra-ofensiva avança em direção à cidade de Kherson, no sul do país.

    Em Washington, um funcionário do alto escalão do Pentágono disse que as forças ucranianas estão fazendo um “progresso lento, mas significativo” no campo de batalha. Já o governador local de Luhansk, Serhiy Haidai, disse à emissora de televisão da Ucrânia que “um grande contra-ataque está em andamento e o Exército está desfrutando de algum sucesso”.

    + Rússia compra milhões de foguetes e munições da Coreia do Norte, diz EUA

    Na última terça, um dos conselheiros de Zelensky publicou em seu Twitter dizendo que haveria “ótimas notícias do presidente sobre a contra-ofensiva em Kharkiv”, mas apagou a publicação pouco depois. No discurso noturno, o líder ucraniano não mencionou a ofensiva, se limitando a dizer para as pessoas prestarem atenção em todas as frentes. 

    Continua após a publicidade

    “É simplesmente injusto quando há muitas conversas sobre certas áreas da frente, enquanto outras parecem esquecidas”, disse ele.

    O governo ucraniano vem dizendo há algumas semanas que planejava um contra-ataque em larga escala para recuperar as regiões ao sul do país, obrigando a Rússia a transferir algumas de suas unidades de elite para o lado leste de Kherson. 

    + ‘Se querem sobreviver, é melhor fugir’, alerta Zelensky a soldados russos

    O governo russo também não se pronunciou sobre as supostas ações no sul da Ucrânia, no entanto, o presidente Vladimir Putin disse nesta quarta-feira que seu Exército não perdeu nada como resultado de sua campanha militar. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.