Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Ucrânia pede para Rússia abrir corredor de evacuação em Mariupol

Autoridades ucranianas disseram que mais de 100.000 pessoas precisam ser retiradas da cidade, enquanto Rússia afirma estar perto de obter controle da área

Por Da Redação
18 abr 2022, 12h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • ZAPORIZHZHIA, UKRAINE - MARCH 25: A woman holds a child after getting off a bus that arrived with a large convoy of cars and buses at an evacuation point, carrying hundreds of people evacuated from Mariupol and Melitopol on March 25, 2022 in Zaporizhzhia, Ukraine. Tens of thousands of people remain trapped in Mariupol, a port city that has faced weeks of heavy bombardment by Russian forces. (Photo by /Getty Images)
    25/03/2022 (Chris McGrath/Getty Images)

    A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, pediu diretamente às autoridades da Rússia nesta segunda-feira, 18, para abrirem um corredor de evacuação na cidade de Mariupol, que está sitiada há semanas.

    Em um comunicado no Telegram, escrito em russo, Vereshchuk referiu-se ao “agravamento da situação em Mariupol” e exigiu ao governo russo que criasse um corredor de Mariupol a Berdiansk para civis. Ela também falou da necessidade de um corredor “urgente” do território da siderúrgica de Azovstal, onde um grupo de combatentes ucranianos criou uma fortaleza, para “mulheres, crianças e outros civis”.

    Vereshchuk, que também é ministra ucraniana para a reintegração de territórios temporariamente ocupados, acrescentou que a recusa russa de abrir corredores para evacuação “será motivo para responsabilizar legalmente todos os envolvidos por crimes de guerra no futuro”.

    Autoridades ucranianas disseram que mais de 100.000 pessoas precisam ser retiradas da cidade. Segundo autoridades militares da região, cerca de 22.000 pessoas morreram na cidade desde o início do ataque russo. Estimativas independentes não estão disponíveis.

    Continua após a publicidade

    O Ministério da Defesa russo disse que atingiu mais de 300 alvos militares na madrugada desta segunda-feira, incluindo depósitos de combustível, armazéns e outras infraestruturas militares, principalmente no leste da Ucrânia.

    + Rússia ataca cidade de Lviv, até então poupada da guerra

    Segundo a pasta, as forças russas também estão prestes a obter o controle de Mariupol, onde combatentes ucranianos ainda recusam-se a render-se. A cidade é o último obstáculo para a conclusão da “ponte terrestre” da Rússia para a Crimeia, invadida por Moscou em 2014.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.