Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

UE aprova novas sanções contra Irã por venda de drones à Rússia

Membros do bloco concordaram em bloquear ativos financeiros de fabricantes das aeronaves, supostamente usadas em ataques na Ucrânia

Por Da Redação 20 out 2022, 11h52

Os membros da União Europeia concordaram na quarta-feira, 19, em aplicar novas sanções contra o Irã. A decisão ocorre após o bloco acusar o uso de drones iranianos em ataques na Ucrânia.

O presidente do Conselho europeu, Mikulas Bek, informou em uma publicação no Twitter que as medidas entrarão em vigor já nesta quinta-feira, 20.

“Os membros da UE decidiram congelar os ativos de três indivíduos e uma entidade responsável pelas entregas de drones”, escreveu o representante da República Tcheca na UE.

+ O acordo entre Irã e Rússia que pode alterar o curso da guerra na Ucrânia

De acordo com Bek, o bloco também está planejando estender as punições a mais quatro empresas iranianas ligadas ao fornecimento de armas à Moscou.

Na quarta -feira, 19, a porta-voz da UE, Nabila Massrali, disse que a organização tinha “evidências suficientes” para sancionar o Irã em relação ao fornecimento de drones à Rússia, que teriam sido usados ​​contra a Ucrânia.

+ Rússia aumenta uso de drones ‘kamikaze’ na Ucrânia

No início desta semana, o Ministério da Defesa Ucraniano disse que um total de 37 drones iranianos Shahed-136 e três mísseis de cruzeiro lançados pela Rússia foram abatidos durante a noite no domingo, 16, e na segunda-feira, 18.

Os modelos Shahed-136, apelidados de “drones kamikaze”, apareceram pela primeira vez na guerra em setembro e são mais bem pensados ​​como pequeno mísseis de cruzeiro com uma capacidade destrutiva relativamente limitada, dada sua carga útil de 50 kg.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a Rússia comprou 2.400 de dispositivos do tipo – um número alto, mas que está se esgotando rapidamente. A questão foi sinalizada pela primeira vez em agosto, quando Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, alegou que autoridades de defesa russas estavam comprando drones no Irã.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.