O negociador-chefe da União Europeia para o Brexit, Michel Barnier, disse nesta segunda-feira que, a princípio, todos os países do bloco concordaram em estender o período de transição da saída do Reino Unido, mas ainda precisam “concordar em como estender e uma data fixa”, destacando que nesta semana irá propor a data de término da extensão. “A transição pode ser prorrogada uma vez, por um período limitado”, disse Barnier.
De acordo com o negociador, o objetivo é usar a transição para encontrar um acordo sobre o comércio que evitaria “fronteiras duras” na Irlanda, acrescentando que o que o Reino Unido propõe é uma área de livre comércio no futuro.
Em coletiva de imprensa após reunião do Eurogrupo, Barnier pediu para que ministros da UE apoiem o projeto de acordo. “Estamos, de fato, em um momento decisivo deste processo. Ninguém deve perder de vista o progresso que foi alcançado em Bruxelas e em Londres”, disse Barnier. “O acordo é justo e equilibrado.”
“Especificamente, os Estados membros apoiam o esboço do acordo de retirada. O lado da União Europeia ainda precisará decidir o processo interno para concordar em estender o período de transição.”
O período de transição tem como objetivo manter o Reino Unido pós-Brexit sujeito às regras da União Europeia – mas sem direito a voto – por tempo suficiente para que os detalhes de seu futuro relacionamento sejam negociados.
(Com Estadão Conteúdo e Reuters)