Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

UE ordena que Meta controle vídeos do Hamas no Facebook e Instagram

Thierry Breton, chefe da Indústria do bloco econômico, divulgou carta endereçada ao CEO da gigante de tecnologia, Mark Zuckerberg

Por Da Redação
11 out 2023, 14h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A União Europeia advertiu nesta quarta-feira, 11, a gigante da tecnologia Meta, proprietária do Facebook e do Instagram, sobre a divulgação de “desinformação” sobre a guerra entre Hamas e Israel nas suas redes sociais. O bloco também alertou que o conglomerado “tem 24 horas” para retirar publicações falsas, incluindo imagens adulteradas e vídeos mal identificados do grupo terrorista, como estabelece a legislação europeia.

    “Convido-o urgentemente a garantir que os seus sistemas são eficazes. Nem é preciso dizer que espero também que entre em contato com autoridades responsáveis pela aplicação da lei e com a Europol e garanta que responde prontamente a quaisquer pedidos”, escreveu o chefe da Indústria do bloco europeu, Thierry Breton, em uma carta endereçada ao CEO da Meta, Mark Zuckerberg.

    No documento, ele destacou que a Meta deve mostrar que realizou “ações oportunas, diligentes e objetivas” e colocou em prática medidas “proporcionais e eficazes” para combater a circulação de notícias falsas nas plataformas. Breton acrescentou, ainda, que o fundador do Facebook também deve se atentar para a “desinformação em contexto eleitoral”, enquanto relembrou a reunião ocorrida na cidade de São Francisco, em junho, sobre essa temática.

    + Gaza fica sem energia por falta de combustível na única central elétrica

    Continua após a publicidade

    Além disso, a Comissão Europeia destacou que as normas que as normas instituídas obrigam que as empresas de mídias sociais controlem a propagação de conteúdos ilegais, como discurso de ódio e terrorismo. A recente legislação engloba, então, notícias relacionadas ao movimento radical palestino Hamas, que orquestrou um ataque surpresa contra Israel no último sábado.

    “O conteúdo que circula online e que pode ser associado ao Hamas é qualificado como conteúdo terrorista, é ilegal e precisa ser removido de acordo com a Lei de Serviços Digitais e o Regulamento de Conteúdo Terrorista Online”, informou um porta-voz da Comissão.

    + No maior porta-aviões do mundo, EUA enviam primeira leva de armas a Israel

    Continua após a publicidade

    A Lei dos Serviços Digitais (DSA) da União Europeia, promulgada em novembro de 2022, tem como finalidade proteger usuários de notícias falsas. As empresas de tecnologia, contudo, tiveram tempo para adequar seus sistemas aos padrões europeus. Plataformas de grande dimensão, com mais de 45 milhões de usuários nos países do bloco, estão submetidos a normas mais rigorosas desde agosto deste ano.

    Na terça-feira, o chefe da Indústria também apelou a Elon Musk, dono do Twitter, para que bloqueasse o “conteúdo violento e terrorista” disponível na rede social. Musk, por sua vez, afirmou que tomou uma série de decisões, que englobam a remoção de contas recém-criadas afiliadas ao Hamas, e pediu à União Europeia que listasse as alegadas violações, solicitação que ainda não foi atendida por Breton.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.