Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Ultradireitista Kast e esquerdista Boric disputarão 2º turno no Chile

Eleição de domingo marcou primeira vez desde o retorno à democracia que os partidos tradicionais chilenos não conseguiram chegar ao segundo turno

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 22 nov 2021, 08h59

Com 99% de todas as urnas apuradas no Chile, os números indicam que o ultradireitista José Antonio Kast e o esquerdista Gabriel Boric disputarão a Presidência do país em um segundo turno no dia 19 de dezembro. Esta é a primeira vez desde o retorno à democracia em 1990 que os partidos tradicionais de centro-esquerda e centro-direita não conseguem chegar ao segundo turno.

José Antonio Kast terminou o primeiro turno com 27,82% dos votos, enquanto Gabriel Boric ficou com 25,91%. Os candidatos têm agendas muito diferentes, o que obrigará os chilenos a escolher em dezembro entre o governo mais de esquerda desde Salvador Allende (1970-1973) ou o mais de direita desde a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Boric, um deputado de 35 anos e ex-líder estudantil que se descreve como ambientalista, feminista e regionalista, quer expandir o papel do Estado para um modelo de bem-estar semelhante ao da Europa. “Hoje recebemos um mandato e uma responsabilidade tremenda, de liderar uma disputa pela democracia, pela inclusão, pela justiça e pelo respeito à dignidade de todos”, disse o ex-líder estudantil que lidera a Frente Ampla, que surgiu em 2017, na sede da sua coalizão em Santiago.

Especialistas consideram Boric o candidato que melhor encarna a mudança geracional e as exigências que surgiram na crise social de 2019, a mais grave desde o retorno à democracia há mais de 30 anos.

Já Kast, um advogado católico de 55 anos, pretende reduzir o papel do Estado, baixar os impostos, lidar duramente com a migração irregular e proibir o casamento gay e todas as formas de aborto. “Vamos trabalhar para recuperar a ordem, o trabalho e o progresso. Vamos nos libertar da corrupção, do tráfico de drogas e do terrorismo”, disse o candidato em Santiago após a divulgação dos primeiros resultados.

Continua após a publicidade

“Hoje, aqueles que queriam que o Estado gerisse tudo e nos tirasse a liberdade começaram a perder”, disse o advogado, de 55 anos, que começou o discurso diante de uma multidão de apoiadores agradecendo a Deus.

O economista liberal Franco Parisi, que vive nos Estados Unidos e nem sequer foi ao Chile para as eleições, foi a grande surpresa do dia, com 12,81% dos votos, de acordo com a última contagem. Parisi deslocou assim o governista e ex-ministro Sebastián Sichel para o quarto lugar e empurrou a candidata da centro-esquerda, a democrata-cristã Yasna Provoste, para a quinta posição.

Diante dos resultados, o presidente Sebastián Piñera pediu “moderação” e a “não polarização” do segundo turno das eleições presidenciais, que será decidido entre a esquerda e a extrema direita no dia 19 de dezembro. “Quero pedir, do fundo da minha alma, que vocês procurem os caminhos da paz, e não da violência. Da unidade, e não da divisão. Da responsabilidade, e não do populismo. Da moderação, e não da polarização”, disse o governante no Palácio de La Moneda.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.