Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

União Europeia ‘apoia firmemente’ adesão de Suécia e Finlândia à Otan

Conselho Europeu manifestou amplo apoio à candidatura dos países nórdicos à aliança militar, assim como os EUA, apesar das objeções da Turquia

Por Da Redação
Atualizado em 17 Maio 2022, 16h02 - Publicado em 17 Maio 2022, 08h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Josep Borrell, diplomata-chefe da União Europeia
    Josep Borrell, diplomata-chefe da UE: "O Conselho Europeu apoiará firmemente a adesão da Suécia e da Finlândia à Otan. Sei que a Turquia fez algumas objeções. Espero que a Otan seja capaz de superá-las" – 11/5/2022 – (Kenzo TRIBOUILLARD/AFP)

    O diplomata-chefe da União Europeia, Josep Borrell, reiterou nesta terça-feira, 17, que o Conselho Europeu, órgão que define as posições políticas do bloco, “apoia firmemente” a adesão da Finlândia e da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

    “Eles receberão um forte apoio, tenho certeza, de todos os Estados-membros, porque isso aumenta nossa unidade e nos torna mais potentes”, disse Borrell. Ele acrescentou que “tem esperança” que a Otan seja capaz de superar as objeções da Turquia.

    “O Conselho Europeu apoiará firmemente a adesão da Suécia e da Finlândia à Otan. Sei que a Turquia fez algumas objeções. Espero que a Otan seja capaz de superá-las”, afirmou.

    A Turquia, que se apresentou como mediadora entre a Rússia e a Ucrânia, manifestou preocupações quanto à integração da Suécia e da Finlândia na aliança.

    Continua após a publicidade

    O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse na segunda-feira 16 que não aprovaria a adesão da Suécia e da Finlândia à Otan se os países nórdicos sancionarem a Turquia.

    Na semana passada, o Ministério da Justiça da Turquia afirmou que, ao longo dos últimos cinco anos, os dois países fracassaram em responder positivamente a pedidos de extradição de 33 pessoas que a Turquia diz terem ligações com grupos que considera terroristas.

    Erdogan salientou que não enxergava “positivamente” a perspectiva dos novos ingressos na aliança militar, acusando tanto a Suécia quanto a Finlândia de abrigar “organizações terroristas” curdas.

    Continua após a publicidade

    Apesar das declarações, os Estados Unidos afirmam que darão amplo apoio à adesão dos países nórdicos. Na última sexta-feira, a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, ressaltou que “não há dúvida” sobre o apoio da maioria dos membros.

    No entanto, todos os 30 membros atuais da Otan devem entrar em consenso sobre as novas adesões.

    A adesão da Finlândia à Otan – que provavelmente ainda levará meses para se concretizar – traria a aliança militar liderada pelos Estados Unidos à porta da Rússia, já que as duas nações compartilham uma fronteira de mais de 1.300 quilômetros.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.