Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

União Europeia concorda em adiar Brexit para 31 de outubro

Decisão tranquiliza May e os parlamentares britânicos na busca de acordo com os europeus para uma saída menos dolorosa do Reino Unido

Por Da redação
Atualizado em 10 abr 2019, 20h34 - Publicado em 10 abr 2019, 19h57

A primeira-ministra britânica, Theresa May, recebeu resposta positiva dos líderes da União Europeia a seu pedido de nova extensão do prazo de aprovação de um plano de saída do Reino Unido pelo Parlamento do país. May havia solicitado adiamento até o final do ano. Conseguiu 31 de outubro como novo limite.

O prazo atual venceria na sexta-feira, 12. O anterior, adiado pelos europeus, teria vencido em 29 de março e fora definido há três anos. Com a medida, May poderá regressar a Londres com uma vitória. Mas, com base nas últimas semanas de debate no Parlamento britânico, não terá ainda a garantia de conseguir um acordo aprovado sobre uma saída menos dolorosa do Reino Unido da União Europeia.

A decisão foi confirmada pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, em mensagem pelo Twitter. Mas Tusk não se refere, na nota, à exigência europeia de revisão da cooperação britânica em junho. Se reprovado, o Brexit será antecipado para o dia 30 de junho.

O acordo que May levará para Londres prevê que os britânicos terão de participar das eleições de 23 a 26 de maio para o Parlamento Europeu – algo que já estava fora dos planos do continente e da ilha. A primeira-ministro preferia ter evitado essa condição, que somente poderá ser contornada se Parlamento britânico se adiantar aos novos prazos e fechar um plano de saída antes

Continua após a publicidade

Essa alternativa parece remota. O Parlamento britânico rejeitou três vezes o acordo fechado por May com a União Europeia e não conseguiu ainda maioria em torno de qualquer outro plano. Os parlamentares não querem a saída do Reino Unido sem um acordo, tampouco aceitam a realização de um segundo referendo sobre o Brexit até o momento. A pressão popular por uma nova consulta tem aumentado.

A indefinição do Parlamento britânico causou irritação e cansaço nos membros da União Europeia, para os quais a melhor opção seria a renúncia, por Londres, de seu projeto de retirar-se do bloco.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.