Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

União Europeia concorda em adiar início do Brexit para 22 de maio

Conselho Europeu impõe como condição a aprovação do seu acordo com May sobre a saída do Reino Unido do bloco na semana que vem

Por Da Redação
Atualizado em 21 mar 2019, 22h06 - Publicado em 21 mar 2019, 21h51

O Conselho Europeu concordou com o adiamento até 22 de maio do início do Brexit se acordo de saída do Reino Unido da União Europeia for aprovado pelo Parlamento britânico na próxima semana. Em seu pedido, a primeira-ministra britânica, Theresa May, pretendia estender o prazo até 30 de junho.

Caso o acordo não passe na Câmara dos Comuns, como aconteceu nas duas tentativas anteriores, “o Conselho Europeu concorda com uma extensão até 12 de abril de 2019 e espera que o Reino Unido indique um caminho adiante antes desta data para consideração do Conselho Europeu”.

May confirmou que realizará uma nova votação sobre o acordo. “Estou trabalhando para ter certeza de que poderemos deixar a União Europeia  com um acordo”, afirmou a premiê, que retornará a Londres nesta sexta-feira, 22, para tentar construir o apoio dos parlamentares.

Até o momento, o governo da primeira-ministra britânica fracassou, em duas tentativas, aprovar o pacto firmado com Bruxelas. Assim, May disse que tem “trabalhos difíceis” para fazer até que ocorra a data do divórcio e ressaltou que não acredita que o Reino Unido deva revogar o Artigo 50, que trata da saída de países do bloco, e permanecer nesse mercado comum.

No seu comunicado do encontro desta quinta-feira, o Conselho Europeu ainda destaca que o acordo do Brexit, de novembro de 2018, não pode ser renegociado e que continuam os seus preparativos para “todos os níveis de consequências” do Brexit.

Continua após a publicidade

Pelo Twitter, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pontuou que prosseguirá com as preparações para cenário de um Brexit sem acordo. “O Conselho Europeu pede que se dê continuidade a trabalhos de preparação e contingência em todos os níveis para as consequências da saída do Reino Unido, levando em consideração todos os resultados possíveis”, informou o comunicado.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.