Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

União Europeia critica suspensão de viagens imposta pelos EUA

Bloco de 27 nações afirmou que pandemia de coronavírus requer cooperação e não ação unilateral

Por Da Redação
Atualizado em 12 mar 2020, 09h57 - Publicado em 12 mar 2020, 09h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A União Europeia (UE) criticou nesta quinta-feira, 12, a decisão unilateral de Donald Trump de restringir viagens da Europa para os Estados Unidos por causa do coronavírus, dizendo que a doença não respeita fronteiras.

    Trump anunciou na noite desta quarta-feira 11 a suspensão de todos os voos entre os Estados Unidos e a Europa por 30 dias, a serem contados a partir de sexta-feira, 13. Posteriormente, as autoridades americanas esclareceram que as restrições se aplicam a estrangeiros que estavam nas regiões da Europa que não têm controle de passaportes nos 14 dias anteriores à chegada ao território americano.

    “A União Europeia reprova o fato da decisão dos EUA de impor uma restrição de viagens ter sido tomada de forma unilateral e sem consultas”, disseram o presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel e a presidente da Comissão do bloco, Ursula von der Leyen, em um comunicado em conjunto.

    “O coronavírus é uma crise global, não é limitado a qualquer continente e requer cooperação e não ação unilateral”, afirmaram.

    Michel e Von der Leyen ainda rebateram as insinuações de Trump de que a Europa não está fazendo o suficiente para combater a pandemia de Covid-19. Segundo eles, a UE “está tomando ações significativas para limitar a disseminação do vírus”.

    Continua após a publicidade

    “O nacionalismo não é a resposta à Covid-19, porque os vírus não se importam com as fronteiras, nem com as nacionalidades”, afirmou o eurodeputado liberal e ex-primeiro-ministro belga Guy Verhofstadt.

    Em um tuíte anterior, Michel, que coordena os trabalhos dos presidentes do bloco, assegurou que a UE vai avaliar a situação nesta quinta, alertando que a decisão de Trump pode implicar uma “perturbação econômica”.

    Segundo o Centro Europeu para a Prevenção e Controle de Doenças, mais de 17 mil casos de Covid-19 foram confirmados na Europa, e mais de 700 pessoas morreram no continente. Diariamente, cerca de 400 voos cruzam o Atlântico da Europa em direção aos Estados Unidos, de acordo com o rastreador de voos FlightAware.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco
    Continua após publicidade

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.