Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

União Europeia declara Rússia ‘Estado patrocinador do terrorismo’

Resolução simbólica foi aprovada por 494 votos a 58 no Parlamento Europeu pelos ataques e atrocidades cometidos por Moscou na guerra na Ucrânia

Por Da Redação
23 nov 2022, 13h35

O Parlamento Europeu decretou nesta quarta-feira, 23, que a Rússia é um “Estado patrocinador do terrorismo” e que os ataques e atrocidades deliberadas cometidos por Moscou na Ucrânia violam os direitos humanos e as leis humanitárias internacionais. 

A resolução foi aprovada por 494 votos a favor e 58 contra, além de 44 abstenções. Membros do Parlamento Europeu da Bulgária e da Hungria estavam entre os votos contra.

+ Rússia bombardeia hospital e maternidade na Ucrânia, matando recém-nascido

“Os ataques deliberados e as atrocidades perpetradas pela Federação Russa contra a população civil da Ucrânia, a destruição de infraestrutura civil e outras graves violações dos direitos humanos e do direito humanitário internacional constituem atos de terror”, diz o documento. 

Apesar da aprovação, a medida é vista como amplamente simbólica, uma vez que a União Europeia não tem estrutura legal para apoiá-la.

Após o resultado, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou a votação e disse que a “Rússia deve ser isolada e responsabilizada em todos os níveis” e instou os Estados Unidos e outros países a seguir o exemplo europeu. 

Continua após a publicidade

Desde o início do conflito, em 24 de fevereiro, a União Europeia, o Reino Unido e os Estados Unidos aplicaram uma série de sanções contra os russos. No entanto, o secretário de Estados americano, Antony Blinken, se recusou a colocar a Rússia em uma lista de “terrorismo”, apesar da pressão do Congresso. 

+ Alemanha está preparada para escalada da guerra na Ucrânia, diz premiê

Atualmente, o Departamento de Estado do país considera Cuba, Coreia do Norte, Irã e Síria como “estados patrocinadores do terrorismo”, o que significa que estão sujeitos a uma proibição de exportação de defesa e restrições financeiras.

Dentro da Europa, apenas quatro nações colocaram a Rússia na mesma lista: Lituânia, Letônia, Estônia e Polônia.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.