Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

‘Vamos mandar a Rússia embora com a vergonha que merece’, diz Zelensky

Em pronunciamento, presidente ucraniano falou diretamente a soldados russos, dizendo que deveriam voltar para casa e abandonar guerra

Por Da Redação 2 mar 2022, 21h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em pronunciamento à nação nesta quarta-feira, 2, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, falou diretamente a soldados russos, dizendo que deveriam voltar para casa e abandonar a guerra, à medida que “vamos mandar a Rússia embora com a vergonha que merece”.

    “Todos os ocupantes estão avisados que serão rejeitados pelos ucranianos. Vocês devem lembrar para sempre que nós nunca vamos desistir”, disse Zelensky, acrescentando que 9 mil soldados russos foram mortos por forças ucranianas. O número é rejeitado pela Rússia.

    Segundo o serviço de emergência ucraniano, mais de 2.000 civis já morreram desde o início da invasão, no último dia 24, e centenas de estruturas, como instalações de transporte, hospitais, jardins de infância e prédios residenciais foram destruídos. 

    Durante a transmissão, o presidente também elogiou o resultado da votação da Assembleia Geral das Nações Unidas condenando a Rússia pela invasão à Ucrânia por 141 votos a 5. Embora sem força de lei, o documento aprovado condena a ofensiva russa no território ucraniano e exige que o país retire todas as suas tropas o mais rápido possível, reafirmando que nenhuma retomada de território por ameaça ou uso da força deve ser legitimada. 

    Mais cedo nesta quarta-feira, o presidente ucraniano já havia acusado Moscou de querer “apagar a história” ucraniana, citando ataques próximos a um memorial do Holocausto. 

    Continua após a publicidade

    “Este ataque mostra que muitas pessoas na Rússia não conhecem Kiev. Eles não sabem nada sobre Kiev, sobre nossa história. Mas eles receberam ordens para apagar nossa história, apagar nosso país, apagar todos nós”, declarou.

    As declarações de Zelensky acontecem em meio ao avanço de forças russas em direção à capital, Kiev, e a tomada de cidades como Kherson, próxima à península da Crimeia.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.