Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Vaticano cria missa que reza pelo combate às mudanças climáticas

Proteção do meio ambiente é parte essencial do legado do falecido papa Francisco – que seu sucessor, Leão XIV, parece motivado a levar adiante

Por Amanda Péchy Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 3 jul 2025, 08h58

O Vaticano publicou um novo rito nesta quinta-feira, 3, que é uma espécie de reza para lutar contra as mudanças climáticas. A “Missa pelo Cuidado da Criação” permite que padres mundo afora exortem seus rebanhos a proteger a Terra, na mais recente medida da Igreja Católica para se posicionar em prol do meio ambiente – parte essencial do legado do falecido papa Francisco que seu sucessor, Leão XIV, parece motivado a levar adiante.

Durante séculos, padres católicos receberam a possibilidade de celebrar missas para uma série de necessidades especiais – rezar por seu país, fazer agradecimentos após uma boa colheita ou pedir que Deus interrompa um desastre natural. O novo rito, preparado por dois escritórios do Vaticano e aprovado pelo papa Leão, é a 50ª opção especial: permite que os sacerdotes rezem para que os fiéis “cuidem com amor” da criação e “aprendam a viver em harmonia com todas as criaturas”.

“Esta missa nos convoca a sermos administradores fiéis do que Deus nos confiou – não apenas nas escolhas diárias e nas políticas públicas, mas também em nossa oração, nossa adoração e nosso modo de viver no mundo”, disse o cardeal Michael Czerny ao apresentar o rito em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira.

Legado de Francisco

O falecido papa Francisco foi um firme defensor do cuidado com a natureza. Ele foi o primeiro pontífice a abraçar o consenso científico sobre a existência das mudanças climáticas e instou países, em diversas ocasiões, a reduzirem suas emissões de carbono, em conformidade com o Acordo de Paris, assinado em 2015.

Com a aprovação da nova missa, Leão XIV mostra claramente que levará adiante essa preocupação, uma vez que a reza temática mostra que a Igreja reconhece as ameaças das mudanças climáticas provocadas pela ação humana.

O novo rito do Vaticano foi publicado dois dias depois de bispos católicos da Ásia, África e América Latina terem lançado um apelo a governantes planeta afora para que façam mais para enfrentar as mudanças climáticas, publicando um comunicado conjunto, o primeiro do gênero.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.