Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Vaticano critica posicionamento dos EUA sobre colônias israelenses

Governo americano declarou que assentamentos em territórios palestinos são legítimos; Santa Sé diz que decisão mina processo de paz

Por Da Redação
20 nov 2019, 16h56

O Vaticano criticou nesta quarta-feira, 20, a mudança na política externa dos Estados Unidos, que passaram a considerar legais os assentamentos israelenses na Cisjordânia.

Sem citar diretamente o país, a Santa Sé comunicou em nota que “as recentes decisões ameaçam minar ainda mais o processo de paz israelense-palestino e a já frágil estabilidade regional”, completando que é a favor da solução de “dois Estados para dois povos”.

A Santa Sé reiterou que apoia o direito de Israel a viver em paz e em segurança dentro das fronteiras reconhecidas pela comunidade internacional, mas apoia o mesmo direito para o povo palestino, “que deve ser reconhecido, respeitado e aplicado”.

A Liga Árabe, organização econômica-social de países do mundo árabe, também se manifestou nesta quarta-feira contra a decisão dos Estados Unidos, e convocou uma reunião para discutir o tema na próxima segunda-feira, 25.

Continua após a publicidade

O secretário-geral da Liga, Ahmed Abul Gheit, disse que considerar legais os assentamentos “ameaça a qualquer paz justa que esteja baseada no fim da ocupação”. Já o representante permanente da Autoridade Palestina na organização afirmou que a nova posição americana é “ilegal”.

Na segunda-feira 18, o secretário de Estado americano Mike Pompeo declarou que colônias israelenses em territórios palestinos não são “incompatíveis com o direito internacional”. O reposicionamento coloca Washington em desacordo com praticamente todos os países e com as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Continua após a publicidade

Os tribunais de Israel declararam legais a maioria dos assentamentos. Mais de 600.000 israelenses vivem nesses assentamentos no leste de Jerusalém e na Cisjordânia, junto a mais de 3 milhões de palestinos.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.